Páginas
QUEM SOMOS?
Quem Somos ?
Somos uma comunidade que exala o bom perfume de Cristo, proclamando o evangelho da salvação, capacitando vidas, servindo uns aos outros em amor, assim glorificamos a Deus.
Participe das Nossas Reuniões
Domingos 9h EBD, 18h e 30mim Culto de Louvor e adoração. Terça Feira às 19h e 30mim Reunião da MCA.Quarta Feira às 19h e 30 mim Culto de oração. Sábado 19h e 30mim Reunião dos Jovens.
Pesquisar este blog
quarta-feira, 14 de outubro de 2009
Pastoral sobre Ética e Moral Cristã
Fraternalmente em Cristo
Pr. Francimar Gomes Moura
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
Orar até orar de verdade é o desafio do cristão
O hábito de interromper nossas orações antes de termos realmente orado é algo tão comum quanto infeliz. Com freqüência os últimos dez minutos podem significar mais para nós do que a primeira meia hora, porque temos que gastar um bom tempo até atingirmos a verdadeira condição para uma oração efetiva. Pode ser que tenhamos que lutar com os nossos pensamentos de forma a retirá-los das muitas distrações que resultam do fato de habitarmos num mundo todo em desordem.
Aqui, assim como em todas as demais questões espirituais, temos que ter certeza de que estamos distinguindo o ideal do real. O ideal seria vivermos a cada momento num estado de perfeita união com Deus de forma que nenhum preparo fosse necessário. Mas na verdade são poucos os que honestamente podem dizer que é isso o que acontece em sua vida. Para sermos francos, a maioria de nós tem de admitir que com freqüência enfrentamos uma luta antes de ter condições de escapar de uma alienação emocional e de um senso de irrealidade que às vezes prevalecem em nós.
Não importando o que um idealismo sonhador possa dizer, somos forçados a encarar as coisas no nível da realidade prática. Se quando vamos orar o nosso coração sente-se endurecido e não espiritual, não deveríamos convencer-nos do contrário. Antes, devemos admitir a situação com franqueza, e então orar até o fim. Alguns cristãos chegam a sorrir diante da expressão `orar até o fim´, mas isso ou algo parecido com isso, é encontrado nos escritos de quase todos os grandes santos de oração, dos dias de Daniel até hoje.´
Não podemos parar de orar antes de termos orado de verdade.
Extraído do livro: “Este mundo: lugar de lazer ou campo de batalha” de A. W. Tozer
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
NOSSAS ATIVIDADES
9 horas EBD
19:30mim CULTO DE LOUVOR E ADORAÇÃO
QUARTA FEIRA
19:30mim CULTO DE ORAÇÃO
SABADO.
19:30mim ATIVIDADE DOS JOVENS
domingo, 6 de setembro de 2009
CUIDADO COM AS PALAVRAS
Palavras precisam ser faladas, mas nos momentos certos. ( Pv.25:11).
Palavras verdadeiras ou expressão de verdade ditas em momentos inoportunos podem causar danos irreparáveis na vida de uma pessoa. Palavras ferem mais do que agressões físicas. (é mais fácil conquistar uma cidade fortificada do que o coração do irmão ferido Pv.).
As palavras precisam ser faladas de forma corretas. (A palavra dura suscita a ira, mas a branda desvia o furor. Pv. 15:1).
A forma como você se expressa conta muito para a reação do outro. Quando você eleva o tom da voz a pessoa se arma e fica pronta para se defender.(Pv. 18:19)
Palavras precisam ser faladas, mas antes precisa ser pensadas ( Pv. 15:28, 13:3)
Precisamos meditar antes de falar porque com as palavras podemos dar ou tirar a vida de alguém. ( PV. 18:21)
Palavras devem ser faladas, mas devem ser edificantes ( PV. 15;7) Tiago afirma que de uma mesma boca não deve sair benção e maldição. ( Tg. 3:8-10)
Palavra de afirmação é muito importante, Jesus desse que os filhos de Deus devem ser simples como uma pomba mas astuto como uma serpente. Se você quer repreender alguém tenha sabedoria, nunca faça isto sem meditar e encontrar uma forma de fazer sem magoar. Falar é uma arte (A palavra dura suscita a ira, mas a branda desvia o furor. Pv. 15:1)
Portanto meus amados expressem o amor por palavras, mas sejam sábios. Que o Senhor nos ajude a falarmos somente o que edifica o nosso próximo lembre-se que a palavra dita no momento certo é muito agradável.
segunda-feira, 3 de agosto de 2009
sexta-feira, 19 de junho de 2009
CARACTERISTICAS DO LIDER BEM SUCEDIDO
Introdução
O personagem que mais me chama atenção nos termos de liderança é Neemias, pelo simples motivo de reconstruir a cidade e os muros de Jerusalém, liderando um povo que não tinha mais esperança nenhuma.
O fato de Neemias, ser copeiro do rei Artaxerxes rei do império medo-persa, também o intrigante é como um simples copeiro do rei sai do anonimato para ser conhecido por todo o mundo de momento conhecido.
Tentarei mostrar algumas características de um bom líder e como enfrentar crises sem desesperar-se confiante em Deus.
NEEMIAS UM LIDER À FRENTE DO SEU TEMPO.
O livro que leva o nome de Neemias relata como um homem que sai do anonimato para o reconhecimento do mundo de então conhecido.
Neemias era copeiro do rei, ser copeiro naquela época, significava ter uma posição de alto escalão, visto que o copeiro provava a comida e o vinho que era servido ao rei (o perigo de perder o reinado por trapaças através de envenenamento como era o costumes de muitos inimigos do rei colocar veneno nos alimentos que era servido ao monarca e o copeiro tinha o papel de experimentar todos os alimentos antes do rei comer.), mas Neemias tinha uma característica diferente, ele nunca se apresentava ao rei triste ao rei, no entanto quando soube da situação dos remanescentes de Judá ele ficou sobre maneira triste, como diz o ditado nenhum judeu por mais longe que esteja nunca se esquece de Jerusalém e sem sentir a tristeza do seu povo.
Ao o observar o exemplo de liderança de Neemias, podemos afirmar que:
Neemias foi um líder à frente do seu tempo.
Vejamos porque Neemias foi um líder à frente do seu tempo.
Um líder a frente do seu tempo é um líder que:
I – Se preocupa com a situação do seu povo (Ne. 1:1-3), todo bom líder deve preocupar-se com o estado em que se encontra seus liderados. Neemias tinha essa preocupação, não só com os que restaram em Jerusalém, mas com as condições dos que trabalhavam na obra, (Ne. 5:1-12) neste momento o povo que trabalhava na reconstrução esta passando fome e desfalecendo as suas forças para o trabalho, então ele se compadece dos seus liderados e confronta os príncipes.
Como líderes devemos sempre nos preocupar com as condições que se encontram os nossos liderados, mas preocupar-se não é o bastante, precisamos também sentir a dor deles como fez Neemias.
Conhecendo a situação torna-se necessário, fazer algo para mudá-la como um líder eficaz e temente ao Senhor devemos tomar a atitude que tomou neemias.
Um líder a frente do seu tempo é um líder que
II - Apresenta o problema ou situação a Deus, melhor explicando devemos orar ao Senhor Todo Poderoso. (Ne. 1:4-11)
Quando Neemias tomou conhecimento da situação ele imediatamente orou, a oração e o jejum é uma arma poderosa para quebrar os laços do inimigo e a maneira de mostrarmos a Deus quanto não aceitamos a situação.
Um líder à frente do seu tempo é um líder que:
III - Sabe esperar com paciência a resposta da sua oração. (Ne. 1:1) e (Ne. 1:1)
Neemias esperou quatro meses para obter resposta de sua oração, ele orou no mês de Quisleu (Ne. 1;1) e no mês de Nisã (Ne. 1;1) que veio a resposta de Deus os respectivos meses são no nosso calendário os meses de Dezembro e Abril. Portanto quando orarmos devemos entender, que existe um tempo de preparação para Deus atender as nossas orações.
Um líder á frente do seu tempo é um líder que:
IV - Faz projeto. (Ne. 2:3-10)
Neemias não se apresentou ao rei sem ter planejado nada (N2: 6-9) mostra como neemias enquanto orava fazia planos como e o que iria pedir ao rei é tanto que marcou uma data v.6 isto quer dizer que tudo já estava planejado como iria começar e quando terminava a reconstrução dos muros e da cidade de Jerusalém.
Um líder á frente do seu tempo é um líder que:
V - sabe o momento certo de contar os seus planos (Ne.2: 11-18). Existem momentos que devemos esperar para relatar os nossos planos porque nem todos os liderados estão preparados para ouvi-los, se Neemias tivesse contado o que tinha vindo fazer em Jerusalém, talvez muitos o chamasse de louco, como alguém pode reedificar a cidade de ente as pedras; de semelhante modo algum de nossos liderados também não tendo visão ache loucura o que estamos para fazer por isso devemos escolher o momento certo para comunicar os nossos planos.
Um líder á frente do seu tempo é um líder que:
VI-Sabe lidar com as criticas.(Ne. 2:19, 4:1-4), muitos lideres não sabe lidar com as criticas e ficam muito furiosos, no caso de Neemias ele não se preocupou com as criticas, sabia que a presença de Deus é a nossa maior segurança. As criticas no ministério são inevitáveis por isso como líder devemos saber lidar com elas como fez nosso personagem de estudo.
Um líder á frente do seu tempo é um líder que:
VII-Sabe lidar com o desanimo dos seus liderados (Ne. 4: 10-12) o desanimo é algo inevitável quando trabalhamos com pessoas,mas devemos estar preparado espiritualmente e firmado em Deus como Neemias estava.
Um líder á frente do seu tempo é um líder que:
VIII-Tem controle emocional. (Ne. 4:1-9) Algo que atinge as lideranças hoje é o descontrole emocional; muitos no ministério quando recebem um critica seja ela a favor ou contra o seu trabalho começa a se mal dizer e fica irado com a pessoa que o criticou e muitas a ira permanece por muito tempo no coração, mas Neemias não ficou irado apenas entregou as criticas e afrontas ao Senhor.
Um líder á frente do seu tempo é um líder que:
IX-não se intimida com os desafios. Ne 6.
Como vimos no livro de Neemias o seu primeiro maior desafio foi falara com o rei do império Medo-persa o maioral do momento, logo após era a reconstrução da cidade e do muros sem contar agora os inimigos que estavam em volta da cidade que eram; Tobias o hamonita, Gesém o arabio e outros que agora intentava parar a obra. Como obreiros também temos diversos inimigos que são: a nossa indisposição, nossos amigos, o nosso eu alem do inimigo de nossas almas que tenta de todas as maneiras atrapalhar a obra de Deus. Neste capitulo vemos como os inimigos de Neemias tenta parar a obra, de semelhante modo os nossos inimigos fazem, por isso tomemos cuidado para não cairmos nestas ciladas.
Um líder á frente do seu tempo é um líder que:
X - Sabe a necessidade de estar em estado de alerta (Ne 4 :7-23), não adianta termos uma vida de oração sem vigiarmos, precisamos fazer a obra, mas também estarmos em total estado de alerta para que o inimigo não nos pegue de surpresa. Um ditado muito conhecido dos norte americanos na época da guerra era : ¨faça tudo mas mantenha a sua pólvora seca¨. Na vida do obreiro a vigilância é de fundamental importância para o sucesso do nosso ministério por isso tornemo-nos cuidado e estejamos em alerta.
Um líder á frente do seu tempo é um líder que:
XI-Conduz o povo a vitória e a um avivamento espiritual (Ne. 8-13) a partir do capitulo 8 com a chegada do sacerdote Esdras o povo já tinha reconstruído os muros e a cidade porem a parte espiritual do povo não estava restaurada, então Neemias nomeia as pessoas certas para as funções certas e conduz o povo a total vitória, logo como líder devemos conduzir nossos liderados a um avivamento espiritual apartando-os do mundo e mostrando a palavra de Deus para que eles se purifiquem de todo pecado e busquem a santa presença de Deus.
Um líder á frente do seu tempo é um líder que:
XII-Sabe lidar com as vitórias e com os elogios. Durante o processo de reconstrução, Neemias foi alvo de criticas, zombarias e calunia, no entanto não se desesperou. Quando terminou a obra certamente alguém disse: Neemias você é o Maximo, parabéns você conseguiu, meu amigo tu é demais. Notamos que no capitulo cinco Neemias rejeita aquilo que era seu direito e repreendeu os nobres que fazia uso oprimindo o povo. Infelizmente muitos de nossos lideres quando recebem elogios ou ganha uma posição de destaque a primeira coisa que fazem é descriminar os outros e si exaltar. Os elogios são bons, mas, nem todos os lideres estão prontos para receberem. Aqui vai um conselho para você que é líder. Quando receber um elogio, glorifique a Deus e receba com toda humildade. Certa vez em um congresso ouvi o Dr. Russel Shedd dizer, que aqueles elogios que receberá gostaria de receber lá na gloria. Portanto seja humilde quando receber um elogio porque foi Deus quem permitiu.
Portanto tomemos o exemplo de liderança de Neemias como regras para a nossa vida, pois como ele, também lideramos um povo e precisamos dar conta deles ao Senhor Deus Grande e Temível, sejamos, pois um líder à frente do nosso tempo.
segunda-feira, 15 de junho de 2009
A grande certeza
E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho.
Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.
Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus.
1Jo. 5:10-13
É a certeza da vida eterna
Você tem certeza da vida eterna
Características de quem possui a vida eterna
1) Tem fé
É de Deus, como reconhecemos uma pessoa de Deus?
Porque ouve a palavra Rm 10:17
2) Não vive reclamando de tudo
Da vida
Dos outros
Da igreja
3) Sabe o destino final
Céu
Eternidade com Deus sem sofrimentos.
Você quer ter certeza da vida eterna agora?
Aceite e confesse Jesus como Senhor e Salvador.
A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.
Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.Rm. 10:9-10
sábado, 13 de junho de 2009
CULTO DE CONSAGRAÇÃO
Pr. SEBASTIÃO DA PIB CG, Pr. SERGIO PIB LIBERDADE, Pr. MARCIO DA IEB CG, Pr. DAVI CALEB IB PAULISTANO, Pr. DORIVAM PIB SOLANEA, Pr. ISAIAS CB CHICO MENDES
TREINAMENTO DE ATOS 29
A única maneira de se livra do castigo eterno(PIB Cuité.
Jesus Cristo é a única esperança para te livrar do castigo eterno. Atos 4;12
Vejamos porque Jesus é a única esperança para ti livrar do castigo
1. Porque Jesus cristo é o amor de Deus.
· Provado por Deus para os pecadores. Rm. 5:8
· É o amor de Deus sem limites demonstrado aos homens. Jo; 3:16
2. Porque Jesus é a verdade de Deus revelada aos homens nas escrituras
· Que liberta. Jo. 8:32,36
· Que dá vida , conduz ao Céu e julga o pecador. Jo. 14:6, 3:17-8
3. Porque Jesus Cristo é o sacrifício perfeito de Deus prometido e provado.
· Deus mata um animal para simbolizar o sacrifício de cristo Gn3:21
· O sacrifício de Jesus foi a prova maior do amor de Deus por você
Você quer se livrar de ir para o castigo eterno, só existe uma maneira é aceitando Jesus como único e suficiente salvador da sua vida Rm. 10:9-10
quarta-feira, 14 de janeiro de 2009
Três características de Neemias
Há pessoas que não fazem nada e esperam algum tipo de vitória
nas batalhas da vida. O triunfo, porém, é dos que lutam,
dos que confiam em Deus o suficiente para fazer alguma coisa.
Pr. João Batista de Oliveira
Ponta Grossa, PR
Característica é o traço, atributo ou marca que identifica um objeto, distingue um ser de outro, particulariza um indivíduo. O homem de Deus tem atributos específicos por pertencer ao Senhor.
Neemias, notável articulador e líder político, é um exemplo disso, Ne 6: 1-11. Mesmo estando em cativeiro, na Babilônia, fez o necessário para obter os meios e a permissão para reconstruir Jerusalém, Ne 1: 1-9. Além de soldados e construtores, contou com a ajuda de Esdras, o escriba e líder religioso.
Estudando os elementos que marcaram o caráter desse servo do Senhor, deduziremos preciosas lições para nosso proceder.
Neemias não deu ouvidos a vozes estranhas
A voz é necessária para a comunicação e, no dia-a-dia, há diversas vozes que tentam alcançar nossos ouvidos. Vamos destacar três delas.
A voz do homem pode parecer bonita, mas não significa que fale a vontade de Deus. Por isso, temos de tomar cuidado. Há muitas vozes que falam conosco dizendo ser de Deus, mas não são. São vozes humanas que manifestam o desejo do coração humano.
Um exemplo disso ocorreu com Davi. Reinou em Israel, construiu palácios, teve descanso temporário das guerras e desejou construir uma casa para Deus. O profeta Natã disse para fazê-lo de acordo com seu coração, 2Sm 7: 3, mas Deus não o deixou dormir. Ele teve de voltar ao palácio e, agora, falar a Davi as exatas palavras de Deus.
De fato, temos de ter cuidado, pois em muitos momentos, ouvimos vozes de homem e não de Deus.
A voz do diabo é mansa, mas destruidora. Há várias situações, no contexto bíblico, em que pessoas deram ouvido à voz de Satanás e o resultado foi trágico. Satanás falou aos ouvidos de Eva e ela pecou. Tentou Jesus no deserto, mas Cristo o venceu pela Palavra de Deus. Ele sempre fala para destruir, nunca para edificar a vida de alguém.
Temos de estar com os ouvidos ligados no Espírito Santo para discernir entre a voz de Deus e a do inimigo. Tenhamos cuidado, porque o diabo tenta falar aos nossos ouvidos, mas em lugar de dar atenção à sua voz, é necessário repreendê-lo em o nome de Jesus e pela Palavra de Deus. Só assim será possível evitar desastres na vida cristã.
A voz de Deus nem sempre diz o que queremos ouvir, mas habitualmente diz o que precisamos escutar. Basta haver disposição para ouvi-la e, principalmente, colocá-la em prática. Precisamos estar preparados e o discernimento é um pré-requisito fundamental para percebermos que Ele está realmente falando conosco. O Espírito Santo sempre fala aos nossos ouvidos: “Quem têm ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas”, Ap 2: 7.
Deus fala de diversas maneiras. Pode ser pela pregação, pela leitura bíblica, pela palavra profética. Ou através de uma criança, da natureza, da experiência de pessoas idosas; enfim, o Senhor fala da forma que julgar necessário. Isso porque Ele conhece cada pessoa: suas características pessoais, seu caráter, sua personalidade, seu temperamento. Quando quer, fala diretamente ao nosso coração. Por isso é importante aprendermos ouvir a voz de Deus, 1Sm 3: 4.
Neemias é um exemplo de alguém que ouviu a voz de Deus, mas não ficou apenas nisso.
Neemias confiou em Deus
Confiar implica em depositar toda a sua esperança nas mãos de alguém. Na vida cristã, significa entregar-se totalmente nas mãos de Deus, principalmente naqueles momentos em que imaginamos que temos a solução para um problema.
Nossos planos podem não ser os planos de Deus, nossos caminhos podem não ser os de Deus. Por isso, é que temos de entregar tudo em suas mãos. Só Ele é onisciente, onipotente e onipresente.
Neemias arriscou sua vida. Ele estava convicto de que nada de mal lhe aconteceria porque conhecia o Deus a quem servia. Obstáculos não faltaram, inimigos tentaram destruí-lo, os meios necessários para o cumprimento da missão não eram os melhores, mas ele prosseguiu no seu alvo.
No momento mais complicado, ele orou: “Ó Deus, fortalece as minhas mãos”, Ne 6: 9b. Nesta oração, encontramos uma atitude de confiança em Deus. Sua missão em meio a tantas perseguições não foi fácil, contudo sua fé estava firmada no Senhor dos Exércitos, no Deus Todo-poderoso.
Em nossos dias, não é diferente. O mundo espiritual é o mesmo, estamos em guerra contra o reino das trevas. Veja bem, não contra a carne e o sangue, mas contra Satanás, contra os demônios. Para vencermos essa batalha, temos de realmente depositar nossa fé em Deus, confiar naquele que tudo pode.
Não há outro caminho. Só o Senhor tem poder para agir e fazer com que nosso inimigo bata em retirada. Ele é o Deus da vitória.
Neemias não fugiu da batalha
A vida é uma guerra constante e a vitória só pertence àqueles que perseveram até o fim. Não é fácil, mas é necessário. Aqueles que viram as costas para seu inimigo demonstram medo e podem ser alvejados com facilidade, sem nenhuma chance de se desviar das setas lançadas. Por isso, o melhor caminho é sempre enfrentá-los.
Neemias fez isso. Seu exemplo mostra que nós também não podemos fugir da batalha. O soldado que foge da guerra está praticando um ato de covardia. Por que fugirmos, se nossa guerra já está ganha? Por que fugir da batalha se o Senhor Jesus caminha conosco e nos dá vitória? O apóstolo Paulo diz: “Em Cristo somos mais que vencedores”, Rm 8: 37. Não há nada a temer. Basta obedecermos à sua vontade.
Semaías, alegando falsamente que seus inimigos poderiam vir à noite e matá-lo, convidou Neemias para fugir e se esconder no templo, Ne 6: 10-11. Contudo, ele não aceitou tal proposta porque tinha a certeza de que era um homem de Deus e, por isso, não poderia fugir ao seu compromisso. O Senhor lhe daria vitória.
Assim, mesmo ameaçado, concluiu toda a obra de reconstrução de Jerusalém e teve a alegria de ver os judeus retornando do cativeiro babilônico e celebrando a Deus. Esdras, o líder religioso, fez um apelo para o povo voltar-se para Deus, leu a lei do Senhor para todos e eles se reconciliaram com Deus. E uma nova fase se instalou na vida de Israel, porque Neemias ouviu a voz de Deus, confiou nele e não fugiu à batalha.
Conclusão
Pela sua firmeza, a história de Neemias traz grandes lições para o cristão e princípios de liderança para os obreiros da seara do Senhor. Cabe a cada um aprender essas lições. No dia-a-dia, não devemos ouvir vozes estranhas, mas somente a do Senhor. Confiar somente em Deus e não fugir da batalha. Que Deus nos dê essa graça.
Publicado no Jornal Aleluia de abril de 2006