Identificando-nos com os antepassados de Cristo
Mateus 1. 1-17
Começaremos hoje a exposição do Evangelho de Mateus, esta exposição não será exaustiva, mas contextual, isto é. A cada perícope ( trecho) teremos uma pregação. O meu desejo é que você seja edificado na Palavra do O Evangelho de Mateus marca o início dos relatos da Nova Aliança. Depois de um longo período de silêncio de Deus que durou em média 400 anos, neste período interbíblico como chamamos, surgiram muitos falsos messias; falsos profetas que instigaram o povo a se revoltar contra o império que os dominavam. foi também neste período da revolta dos Macabeus. Surgiu João Batista anunciando o Reino de Deus e pregando convidando o povo ao arrependimento. A autoria do livro é atribuída a Mateus, que era um dos apóstolos de Cristo. Ele tinha como profissão cobrador de imposto, servia ao governo romano. Em Mateus encontramos uma lista de várias gerações de antepassados de Cristo, que se inicia com Abraão e encerra com José. Os destinatários iniciais do Evangelho de Mateus eram crentes judeus que se converteram a Cristo. Os antepassados do rei dos reis Começaremos nossa exposição com a genealogia de Cristo, e afirmado que Correu nas veias de Jesus Cristo nosso Salvador sangue de santos e pecadores (Gentios e judeus). Os antepassados de Jesus Cristo é uma composição de diversas pessoas boas e más, corajosos e covardes, homens e mulheres cuja vidas foram marcaram ou não seu tempo. O que fazemos nunca passará despercebido. Surge assim uma pergunta: Porque Deus permite que mulheres, algumas delas de nações inimigas de Israel com costumes e crenças diferentes do povo bíblico, e com atitudes dignas de reprovação, assim como homens mentirosos, violentos e idólatras estejam na genealogia do Reis dos reis? O que posso dizer com isto, é: Deus tem seus propósitos e os homens seus questionamentos. Podemos encontrar a resposta para o questionamento na GRAÇA do Soberano Deus, que nos envolve e nos perdoa. Porque na vida debaixo do sol, usamos métodos muitas vezes reprováveis para solucionar problemas reais, envolvendo pessoas reais. É questão financeira, quando compramos mais do que podemos pagar, isso é impulsionado pelo consumismo de nosso tempo. São compromissos que assumimos e não temos como honrar, então, o que fazemos para resolver? Na questão financeira fazemos empréstimos a juros altos achando que mais tarde se resolve. Quando não cumprimos o compromisso pedimos desculpas. Vida que segue! No desespero, na dor, na decepção ou em momentos de ira, como reagimos?
O SALVADOR SE IDENTIFICA COM OS PECADORES A QUEM IA SALVAR. QUEM SÃO ESTAS PESSOAS DA GENEALOGIA DE CRISTO QUE SE IDENTIFICA CONOSCO?
1. O GRUPO DOS NOTÁVEIS INVISÍVEIS QUE APARECEM NA GENEALOGIA DE JESUS. MOSTRANDO QUE DEUS RECONHECE E HONRA PESSOAS QUE APARENTEMENTE NÃO FIZERAM NADA MARCANTE DURANTE A SUA PASSAGEM POR ESTE MUNDO. ISTO É BONDADE DE DEUS SOBRE O PECADOR.
Esrom o neto de Judá, foi um dos que desceram para o Egito no período em que José era governador no Egito(Gn. 46.12), Arão, este não é o irmão de Moisés, é um homem que não apresenta destaque em sua vida. Aminadabe, apenas foi o pai de Naassom e nada mais. Naassom, foi um dos recenseadores convocados por Moisés (Nm. 1.7). Salmom, foi o fundador de Belém (1Cr 2.51,54) e Obede (cujo o nome significa adorador) não fez algo marcante fora ser o pai de Jessé, o pai de Davi (Rt 4:13-17, 21, 22; 1Cr 2:12). alguns desses homens são apresentados por estudiosos como personagens fictícios. O fato é que só é preciso existir para marcar a existência.
Estes personagens mostra todas as nossas ações sejam boas, más, pequenas e grandes são vistas por Deus. isto me lembra do próprio Cristo demonstrado por Isaías 53 que Cristo não tinha nada que nos atraísse. muitos na igreja não serão reconhecidos pelos seus atos pelos homens, mas seus nomes estão escritos no livro de Deus e do seu Cristo. por isso irmãos não façamos nada pelo reconhecimento dos homens, façamos para a glória de Deus. Deus não esquece de nenhuma de nossas ações.
2. O GRUPO DE MULHERES QUE NÃO SÃO ISRAELITAS E ALGUMAS COM ATITUDES REPROVADAS COMPÕEM A SINFONIA DA GENEALOGIA DE CRISTO. A GENEALOGIA DE JESUS CRISTO NOS MOSTRA QUE DEUS SE IDENTIFICA COM OS PECADORES QUE IA SALVAR, ISTO É MANIFESTAÇÃO DE SUA GRAÇA.
Tamar, Raabe, Rute e Bate-Seba. São personagens que marcam a genealogia de Jesus com destaque em suas ações. Com exceção de Rute que era moabita, as outras três mulheres citadas agiram de maneira reprovável. Tamar, seduziu o sogro passando-se prostituta cultual(Gn. 38). Raabe era prostituta em Jericó, traiu o seu povo escondendo os espias de Israel( Js. 2). Bate-Sabe cometeu adultério com Davi (2Sm 11). Destaco neste momento Tamar que me leva a pensar que O DESESPERO LEVA A COMETER ERROS ABSURDOS. Sempre existe uma forma de resolver os nossos problemas, sem apelar para meios ilícitos. No texto de Gênesis no capítulo 38 notamos que Judá, um dos filhos de Jacó deixa o convívio com sua família e vai viver em meio aos adulamitas, povo idólatra que não temia o Deus de seus pais Araão, Isaque e Jacó. Note que, logo ele se casa com uma mulher da terra. Constitui família. Tem 3 filhos, sendo dois homens maus, que são mortos por Deus. Judá faz um acordo com Tamar, sua nora. O acordo foi uma maneira de se livrar dela. Porque o mesmo tinha o pensamento de que ela era culpada pela morte de seus filhos, e que os seus filhos eram inocentes. Não é assim a vida debaixo do sol? (Muitos pais são tão cegos que não vê o erro dos filhos, só enxerga o defeito nos outros; assim culpam os outros pelos erros dos filhos). Crianças crescem, e selá filho mais novo de Judá alcançou a idade de cumprir o levirato, assumindo o lugar de seu irmão, porém seu pai não cumpre com o acordo. Ao ficar viúvo e após passar o luto, Judá vai trabalhar tosquiando as suas ovelhas. Quando Tamar descobre forja uma maneira de cumprir o acordo, passando-se por uma prostituta cultual. Na caminhada da vida muitas coisas acontecem, existem muitas pedras que nos fazem tropeçar ( tinha uma pedra no meio do caminho- Carlos Drummond). As pedras no caminho da vida podem ser retiradas, mas isso depende muito de quem está vendo a pedra. Para Judá a pedra era o desejo sexual ser saciado, ele não teve força para lutar e vencer os seus desejos. Os Titãs dizem em uma música-Toda pedra do caminho, Você pode retirar. Numa flor que tem espinhos
Você pode se arranhar. Judá dominado pelo seu desejo, não nota nada do que está acontecendo em sua volta. Paulo apóstolo diz em 1 Coríntios 6. 12 "Tudo me é permitido", mas nem tudo convém. "Tudo me é permitido", mas eu não deixarei que nada domine”. Judá dominado, deixou como garantia seu selo o que servia como assinatura e o cajado a marca de sua segurança. O desejo saciado, segue seu caminho, Judá era uma homem de palavra e resolve cumprir a sua promessa. manda seu amigo Hira encontrar a mulher e fazer o pagamento combinado, mas ele volta a Judá, e diz que depois de muito procurar não a encontra. Então Judá diz que o problema agora é da mulher. "Pois bem, que ela fique com as minhas coisas, " disse Judá. "Fizemos o que podíamos. Se insistirmos nisso, só vão rir de nós. "( Gn. 38:23). Antes ele achava que a culpa da morte de seus dois filhos era de Tamar. Agora sem saber que era Tamar, mais uma vez, Judá não estar nem aí para o que está acontecendo. Meses depois (para ser mais exato três meses) alguém diz a Judá tua nora está grávida, ela agiu como prostituta. Porque irmãos, nós bem sabemos que as notícias correm muito rápido, não é verdade? Agora Judá cheio de moral, encheu o peito de orgulho e também dominado por uma ira de momento, faz logo o julgamento, pegue-a e a mate. Meus irmãos, os nossos erros nunca ficarão encobertos para sempre. Os rastros de nossos erros nunca são apagados totalmente. Judá deixou a garantia da entrega do cabrito, que foi o selo e o cajado. E quando a mulher ia ser morta, ela diz o homem de que estou grávida pertencem estes objetos. Você conhece Judá? Sim, são meus! E o errado sou eu. Ele teve que reconhecer o erro e agora conviver com a culpa de ter desonrado seu filho.
3. O GRUPO DOS HOMENS ENVOLTOS A MENTIRAS E TRAPAÇAS FAZEM PARTE DA GENEALOGIA DE JESUS. A GENEALOGIA DE JESUS CRISTO NOS MOSTRA QUE DEUS NÃO ESCOLHE PELOS NOSSOS MÉRITOS, MAS APESAR DOS NOSSOS DEMÉRITOS. ISTO É GRAÇA ABUNDANTE MANIFESTADA AO PECADOR.
Abraão, Isaque e Jacó foram homens que tiveram suas vidas marcadas por erros e acertos. Abraão movido pelo medo mentiu Isaque , seguindo o exemplo do pai mentiu também. E Jacó? Deste temos muito o que falar, enganou seu irmão tomando-lhe o direito de primogenitura, foi enganado e enganou seu sogro. Mas pela graça e misericórdia de Deus teve sua vida transformada. Isso é graça de Deus, porque Deus salva o pecador não pelos seus méritos, mas apesar de seus deméritos. Isso é graça, favor imerecido para mim e pra você.
4. O GRUPO DE HOMENS VIOLENTOS FAZEM PARTE DA GENEALOGIA DE JESUS. A GENEALOGIA DE JESUS CRISTO NOS MOSTRA QUE DEUS AMA COM AMOR ETERNO PECADORES INDIGNOS COMO EU E VOCÊ. É SUA MISERICÓRDIA SE RENOVA A CADA MANHÃ.
Davi que era um homem, cujas mãos estavam sujas de sangue. Roboão governou Judá com muita violência. Acaz que matou seus filhos, sacrificando-os a deuses pagãos, foi este rei que matou cerrando ao meio o profeta Isaías. Manassés foi um monstro, atormentou o seu povo, sacrificou seus filhos a moloque deus dos amonitas. Meu destaque aqui é para Davi. Cujas mãos estavam manchadas de sangue e que astutamente arquitetou a morte de Urias para encobrir seu erro (adultério). Deus não esconde as verrugas dos seus herois. Ao lermos a história de Davi, nos deparamos com esta falha na vida, no entanto quando confrontado por Deus, através do profeta Natan. Davi tem seu pecado perdoado e é restaurado. No entanto, sofre as consequências do seu erro. Porque bem sabemos que o perdão não anula as consequências do pecado. Olhando a genealogia de Jesus vemos que Deus ama com amor eterno as pessoas mais indignas e nesse grupo de pessoas estava eu e você. Oh irmãos! Que grande amor o Senhor Deus nos tem amado.
5. O GRUPO DE HOMENS IDÓLATRAS FAZEM PARTE DA GENEALOGIA DE JESUS. DEUS DEMONSTRA QUE AMA O OBJETO DE SUA IRA E ENVIA O SALVADOR SE IDENTIFICANDO COM O PECADOR.
SALOMÃO encantado por suas muitas mulheres permitiu que a idolatria invadisse seu coração. ROBOÃO fez um bezerro de ouro e como isso não bastasse construir novos templos para desviar em todo Israel com a intenção de desviar o povo de Deus. ACAZ contaminou Jerusalém com muitos ídolos e fechou a casa de Deus. MANASSES prestou culto ao exército dos céus, cometendo assim todo tipo de abominação ao Senhor Deus.
Calma irmãos! Antes de ficarmos chocados e enfurecidos, pelas ações das pessoas citadas na lista acima, é bom lembrar que nós não somos diferentes deles. Agimos movidos por sentimentos como inveja, medo, raiva, decepção, desejo de poder e muitas vezes dominado pelo pecado que nos rodeiam podemos sim cair no erro, e fazer o que Deus reprova. E também quando queremos nos dar bem em determinadas circunstâncias, mentimos e alguns chegam a enganar os outros. Não somos diferentes deles! No entanto, assim como eles, quando somos alcançados pela misericórdia e graça de Deus, temos nossa vida transformadas e perdoados os nossos pecados. Quando olho para a vida dessas pessoas, meu coração se enche de gratidão por ter sido alcançado, por Jesus. Assim destacamos o que Paulo diz sobre a ação de Deus: Deus Não faz Distinção entre homem e mulher, Judeus e Gentios, pessoas boas e más(Rm. 10.12 Gl. 3.28) na genealogia de Cristo mostra que somos miseráveis pecadores quando alcançados pela graça de Deus, tornam-se instrumentos de benção nas mãos do Criador. A ele seja a glória pelos séculos dos séculos amém.