QUEM SOMOS?

Quem Somos ?

Somos uma comunidade que exala o bom perfume de Cristo, proclamando o evangelho da salvação, capacitando vidas, servindo uns aos outros em amor, assim glorificamos a Deus.

Participe das Nossas Reuniões

Domingos 9h EBD, 18h e 30mim Culto de Louvor e adoração. Terça Feira às 19h e 30mim Reunião da MCA.Quarta Feira às 19h e 30 mim Culto de oração. Sábado 19h e 30mim Reunião dos Jovens.

Pesquisar este blog

NOSSA HISTÓRIA

COMO TUDO COMEÇOU.

      

1.      HISTÓRIA DA PRIMEIRA IGREJA BATISTA CUITÉ

Orlando Gomes da Silva

1.1. Origem

Conforme documentos anexado ao primeiro livro de atas da Primeira Igreja Batista de Cuité-PB, A obra missionaria dos Batistas no Curimataú Paraibano teve início na cidade de Cuité na década de1940, que a convite da irmã Maximina da Fonseca Santos, chega a cidade  uma caravana de irmãos da Primeira Igreja Batista de João Pessoa-PB, para dar início ao trabalho de evangelização pelos Batistas no Curimataú, iniciando pela cidade de Cuité. Compunha a caravana: o Pr. Firmino Silva, o Dr. Charles Dickson (missionário americano), o irmão Ezequias Costa e as filhas do Pr. Firmino: a irmã Olga Firmino Silva, Joacila Costa e Irene Costa.

O primeiro culto foi realizado no prédio onde funcionava um cinema de propriedade do Sr. Jorge Manuel da Silva, o qual converteu-se a Cristo nesse mesmo culto. A partir de então, foi organizada a Congregação Batista que passou a se reunir na residência do irmão Jorge Manuel da Silva, onde também, passou a funcionar a Escola Bíblica Dominical. Cooperaram no início dos trabalhos batista os seguintes irmãos: Maximina da Fonseca Santos, Jorge Manuel da Silva, Myrthes Venâncio dos Santos, Genny Santos de Lima, Luiz Antunes de Lima (Igreja Congregacional), Rosinete Pereira, Luzia Pereira, e alguns irmãos Presbiterianos que residiam na cidade.

Depois de algum tempo a congregação passou a reunir-se na Rua 25 de Janeiro nº 157, em prédio próprio e com residência pastoral. O primeiro evangelista foi o irmão Miguel Lourenço Sobrinho, que veio residir na cidade com sua esposa, irmã Onira Lourenço e os filhos, Hélio Lourenço, Eliezer Lourenço e Eli Lourenço, além de Arlete, Eliel, Alide, Alinizete e Azenete.

            Anos depois de instalada a congregação em Cuité, sendo preciso no ano de 1953 uma família pertencente a igreja foi fixar residência na cidade de Barra Santa Rosa-PB, esta família ficou sendo acompanhado Pelo pastor Miguel Lourenço da Silva e Pelo irmão Luiz Antunes, que a cada quinze dias realizavam cultos na residência da família; Assim, nasceu a frente Missionaria Batista na cidade, que organizada Igreja em 20/12/1965.

 

1.2. Organização

           No dia 10 de dezembro de 1965, foi realizado o concilio para organização da Igreja Batista de Cuité com a presença dos seguintes pastores: pastores Wade Smith (americano), Júlio Porfírio de Queiroz, Baruck da Silva Bento, Gustavo Barbosa de Queiroz, Pedro Nogueira e Miguel Lourenço Sobrinho, foi firmado um concílio que ficou assim constituído: presidente Pr. Pedro Nogueira, secretário irmão Miguel Lourenço Sobrinho, orador missionário Wade Smith, leitura do pacto das igrejas batistas irmão Júlio Porfírio. Na ocasião foi feita a chamada dos componentes da congregação, que eram em 15 pessoas, para a organização da Igreja que recebeu o nome de IGREJA BATISTA DE CUITÉ. Foi empossado como Primeiro pastor da igreja, o irmão Pedro Nogueira.  A Igreja mudou seu nome para Primeira Igreja Batistas de Cuité em 05 de maio de 1991 no ministério do Pastor Roberto José Pereira.

 

1.3. Primeiros Passos

Após a chegada da família missionaria do irmão Miguel Lourenço sobrinho (Evangelista), a congregação Batista continuou avançando no ano de 1953 iniciou o trabalho batista em Barra de Santa Rosa. 1972 fundou a Congregação no Sitio Malhada do Canto (Zona rural de Cuité-PB) para este trabalho contou com a ajuda do irmão Manuel Cardoso. Em 1977 plantou uma congregação na cidade de Nova Floresta-PB que não frutificou, e no ano de 1979 a igreja adota a Congregação Batista na cidade de Picuí-PB e em 2014 adota a Congregação Batista na Cidade de Damião-PB. Além das congregações já citadas a igreja com o apoio do Irmão Luiz Antunes (congregacional) realizaram avanços evangelísticos em outras cidade como Nova Palmeira e Pedra Lavrada. A igreja vem ajudado a igrejas de nossa região que enfrentam dificuldade através do ministério pastoral a PIB nova Palmeira-PB, PIB de Picuí-PB e a Igreja Batista em Barra de Santa Rosa-PB.

 

1.4. Consolidação do Trabalho

O Pr. Pedro Nogueira dirigiu a igreja do período de 10/12/1965 a 15/02/1970. Foi um período de muitas lutas inclusive de cunho financeiro, com a saída do Pastor Pedro Nogueira a igreja Passou alguns meses sendo dirigida pelo missionário norte americano Edward Bruce Trott, que era secretário da Junta Missionaria batista Paraibana, o missionário cuidou dos irmãos até a chegada do evangelista Adalberto André da Silva em 02/05/1970 ficando a frente da igreja até 06/08/1973. Foi durante o ministério do Evangelista Adalberto que deu início a congregação no sitio Malhada do canto em novembro de 1972, o irmão Manuel Cardoso, foi um dos principais cooperadores para a formação da Congregação Batista no sítio Malhada do Canto Cuité-PB, tempos mais trade foi erguido um pequeno templo naquela comunidade rural.

Com a saída do Irmão Adalberto André da Silva em 06/08/1973 a igreja foi presidida pela irmã Myrthes Venâncio dos Santos, que era vice moderadora até 03/03/1974. (A irmã Mirthes Venancio dos Santos ficou a frentes da igreja durante alguns período quando a igreja ficou sem pastor). Em 03/03/1974 assume o pastor Josias Fernandes de Aragão, até o dia 19/10/1975. Novamente a irmã Myrthes Venâncio dos Santos assume a direção da igreja até o mês de agosto de 1976. Em 11/08/1976 toma posse o Evangelista, Antônio Gomes da Silva, que logo fundou uma congregação batista na cidade de Nova Floresta e em 1977. No ano de 1979 a igreja acolhe a Congregação Batista na cidade de Picuí. Esta congregação foi oriunda da Igreja Batista de Barra de Santa Rosa, que devido a questões financeira e logística decidiu passar a congregação para a Junta Missionaria Batista Paraibana, que por sua vez entrega a congregação de Picuí à Igreja Batista de Cuité.

 Em 1978 iniciou com os irmãos a construção do novo templo localizado na rua José Cassimiro Dantas nº 150 e com muita luta e determinação concluiu em outubro de 1979. No período de 1979 a 1980 o pastor Francisco Luiz de França que pastoreava a congregação de Picuí apoiava a PIB de Cuité ministrando as ordenança, tem em vista que o evangelista não podia realizar estes ofícios.  No dia 18 de agosto de 1980 a igreja consagrou ao ministério pastoral o evangelista Antônio Gomes da Silva. Neste mesmo ano, teve que encerrar trabalhos da congregação de Nova. Chegou 1981 e o pastor Antônio Gomes da Silva, sentindo que seu ministério nesta igreja havia chegado ao fim, pediu exoneração no dia 23 de agosto do referido ano. Em 11/10/1981 assumiu o pastor Divaldo Rufino da Silva, que teve um ministério muito curto encerrando no dia 07/05/1982. A igreja passou por uma sucessão de ministério bem curtos. Noilton Fernandes dos Santos (04/07/1982  a 12/09/1982). João Batista da Silva (17/08/1983 a 14/03/1984). A partir de então, o irmão Onaldo Venâncio dos Santos, vice moderador, dirige a igreja do Senhor até a vinda do pastor José de Souza Venturieri (27/12/1985 a 13/04/1986). Novamente a igreja volta a ser dirigida pelo irmão Onaldo Venâncio dos Santos (27/05/1986 a 04/01/1989). No dia 13 de janeiro de 1989, realizou-se a posse do pastor Roberto José Pereira, que permaneceu por quase 15 anos, até que o Senhor o chamou para a glória no dia 27/11/2003. No mês de setembro de 2004, o Pr. Antônio Morais de Medeiros a pedido da Secretaria de Missões da CBPB visitou a igreja, na ocasião ele pastoreava a Congregação Evangélica Batista de Remígio-PB. Porém, reconhecendo que a igreja necessitava de uma assistência mais constante, deixou em seu lugar o seminarista Orlando Gomes da Silva, na época ovelha do mesmo, que até dezembro de 2004 contribuiu significativamente com a obra do Senhor. No dia 15 de janeiro de 2005, toma posse o pastor João Batista de Medeiros, que conduziu a igreja até o dia 31/12/2006. Novamente o Seminarista Orlando Gomes da Silva, assume a igreja no dia 07 de abril de 2007. Decorridos dois anos e dois meses, a Primeira Igreja Batista de Cuité, resolve consagrar o seminarista Orlando Gomes da Silva ao Ministério Pastoral, no dia 26 de junho de 2009.   O pastor Orlando Gomes da Silva está à frente da PIBC desde   07 de abril de 2007.

 

1.5. Situação atual

    Atualmente a primeira igreja Batista de Cuité estar sendo pastoreada pelo Pastor Orlando Gomes da Silva, que assumiu a mesma desde 07 de abril de 2007. Com grandes desafios a igreja desenvolve um trabalho missionário da cidade do Damião-PB.  A congregação Batista no Damião é um trabalho iniciado pela Primeira igreja Batista do Castelo Branco, que por motivos de distância não teve como dar continuidade ao trabalho naquela cidade. Contribuíram com o trabalho a Imã Thalita Maraiza de Medeiros Buriti que trabalhou arduamente durante quatro anos (2014-2016) em frente da congregação e o Pastor Helio Paulo de Souza (2017-2021) junto com a congregação no ano de 2019 construíram um templo para reunião de adoração ao Senhor nosso Deus. São grandes o desafio de nossa região. A Primeira Igreja Batista de Cuité tem contribuído com as Igreja em volta, cooperando com o Reino e ajudando as nossas igrejas cor-irmãs em suas necessidades, assim a Primeira Igreja Batista de Cuité tem contribuído significativamente para o avanço da obra missionaria do Senhor na região do Curimatú paraibano.

 

  

 

Galeria de evangelista e pastores da PIB de Cuité por período de atuação

 

Pastor Miguel Lourenço Sobrinho

Década de 1940

O Pr. Pedro Francisco Nogueira

10/12/1965 a 15/02/1970.

Edward Bruce Trott 

16/02/1970 a 02/05/1970

Ev. Adalberto André da Silva

02/05/1970 a 06/08/1973.

Myrthes Venâncio dos Santos,(vice moderadora).

07/08/1973 a 03/03/1974, 19/10/1975 a 20/10/1976, 31/05/1982 a 16/06/1982. 12/09/1982 a 17/08/1983

Pastor Josias Fernandes de Aragão

03/03/1974 -19/10/1975

Ev./Pr Antônio Gomes da Silva

11/08/1976 a 23/08/1981

Pastor Divaldo Rufino da Silva.

11/10/1981 a 07/05/1982.

Pastor Noilton Fernandes dos Santos

04/07/1982 a 12/09/1982

Evangelista João Batista da Silva,

17/08/1983 a 14/03/1984.

Irmão Lincoln Rodrigues Ribeiro (vice moderador

1984

Diácono Onaldo Venâncio dos Santos (vice moderador)

27/05/1986 a 04/01/1989,

Pr. José de Souza Venturieri

27/12/1985 a 13/04/1986.

Pr. Roberto José Pereira.

13/01/1989 a 27/11/2003

Pr. Antônio Morais de Medeiros

 Setembro de 2004

Semr. Orlando Gomes da Silva

01/10/2004 a 10/01/2005

Pastor João Batista de Medeiros.

15/01/2005 a 31/12/2006.

Pr. Orlando Gomes da Silva

 07 /04/2007até o dia de hoje.