QUEM SOMOS?

Quem Somos ?

Somos uma comunidade que exala o bom perfume de Cristo, proclamando o evangelho da salvação, capacitando vidas, servindo uns aos outros em amor, assim glorificamos a Deus.

Participe das Nossas Reuniões

Domingos 9h EBD, 18h e 30mim Culto de Louvor e adoração. Terça Feira às 19h e 30mim Reunião da MCA.Quarta Feira às 19h e 30 mim Culto de oração. Sábado 19h e 30mim Reunião dos Jovens.

Pesquisar este blog

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Quem Somos?

Somos um povo, guiados pelo Espírito Santo de Deus e orientados pela sua palavra com um só objetivo levar o evangelho da salvação a toda criatura. Temos uma identidade que se fundamenta em princípios que nos diferencia de outros grupos religiosos que se declaram cristãos

"princípio cristológico", pois este princípio estabelece a órbita de todos os outros princípios, o senhorio absoluto de Cristo. John Smyth diz em 1610: "Só Cristo é Rei e Juiz da Igreja e da consciência".

O "princípio bíblico" estabelece a Bíblia como a única regra de fé e prática, destacando contudo a autoridade do Novo Testamento, o que está ligado ao "princípio cristológico". "A autoridade do Novo Testamento se deriva do Senhor do Novo Testamento". "Não se crer em Cristo porque se crer na Bíblia, mas se crer na Bíblia porque se crer em Cristo". (Anderson, História de los Baustistas p. 51).

O "princípio eclesiástico" regente é o da membresia regenerada. A igreja pressupõe a regeneração daqueles, que dela devem participar como membros. Considerando isto ser algo próprio de cada um em atitude livre diante de Deus, os batistas recebem seus membros mediante profissão de fé. Isto fundamenta o sacerdócio de cada crente, retirando a necessidade de um intercessor para o regenerado.

O "princípio sociológico" é a ordem democrática. Este ordem está baseada na igualdade dos membros, como pessoas regeneradas. Isto implica na soberania da igreja local, evitando o exclusivismo denominacional da idéia singular "a igreja batista", destacando o pluralismo institucional: "igrejas batistas". Esta ordem pressupõe um profundo senso de responsabilidade, que cada crente regenerado deve ter diante de Deus.

O "princípio Espiritual" é a liberdade religiosa. Isto implica na tolerância religiosa, conseqüentemente liberdade de culto; liberdade de consciência, que considera o ato religioso como espontâneo e voluntário; liberdade de proclamação, mesmo de idéias contrárias às suas doutrinas.

O "princípio político" é a separação entre Igreja e Estado. Considerando os demais princípios não é necessário entrar em detalhes neste ponto.

O "princípio evangelizador" é o evangelismo pessoal e o empreendimento missionário. Este é um elemento importante na identidade batista, pois afirma de maneira prática o princípio eclesiástico e espiritual.

Segundo LANDERS (1994) os princípios batistas são linhas mestras de interpretação da fé cristã que distinguem os batistas das demais denominações. Ainda segundo este autor, os dois princípios centrais da fé batista são: autoridade da Bíblia e a competência do indivíduo.

Estes e outros princípios diferenciam os discípulos de Jesus de confissão batista de outros grupos religiosos que também se declaram cristãos.

Mais detalhes sobre os nossos princípios visite: http://www.batistas.com/index.php?option=com_content&view=article&id=16&Itemid=16