Hipócritas, bem profetizou Isaías a vosso respeito, dizendo: Este povo honra-me com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim. Mas em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.
(Mateus 15:7-9) este texto é uma citação do profeta Isaías 29:13. Notamos então que a queixa de uma falsa adoração já era denunciada muito antes da vinda do Nosso Senhor. O que Cristo faz aqui, é trazer a memória do povo mais uma vez que, a adoração que eles estavam fazendo era falsa. Hoje penso com você sobre A VERDADEIRA ADORAÇÃO.
Quando pensamos em ADORAÇÃO, precisamos lembrar do adorador, logo se existe verdadeira adoração; existe verdadeiro adorador. Esse adorador é procurado por Deus em João 4:23- 24 lemos: Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em Espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem. Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
ASSIM PODEMOS AFIRMAR QUE: O VERDADEIRO ADORADOR, ADORA A DEUS EM SUA TOTALIDADE, ISTO É ESPÍRITO E EM VERDADE.
Duas considerações tornam-se necessário a nós para entendermos a adoração
Adoração é algo bom. Ela traz ao coração do adorador satisfação e alegria. Quando adoramos nos sentimos mais próximo de Deus, o ser adorado.
A adoração é algo que deve ser feito individualmente e com outros em público. Muitos acham que a adoração é apenas na igreja e no momento específico, tipo no momento em que o ministério de louvor canta alguns cantos inspirativos. a adoração tem haver com a vida do adorador. Adoração é um estilo de vida.
Sabendo que adoração é algo bom e que ela deve ser realizada individualmente e junto com o povo de Deus, como podemos identificar se a nossa adoração é verdadeira? Vejamos agora algumas características de uma verdadeira adoração.
A ADORAÇÃO VERDADEIRA É RACIONAL.
O coração é o centro da personalidade humana (Dá-me, filho meu, o teu coração, e os teus olhos observem os meus caminhos. Pv. 23:36)
Em uma verdadeira adoração o coração deve estar totalmente envolvido. Ama o Senhor teu Deus de todo teu Coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento.
Conhecer a Deus é necessário para alguém que deseja adorá-lo. Você não pode adorar sem conhecer, como podemos adorar se não conhecemos como o ser a ser adorado deseja que isto seja feito. Paulo quando chegou em Corinto viu um altar ao deus desconhecido ( Atos 17:16-34) este Deus que você não conhece mas adora é ele que vos anuncio.
A verdadeira adoração é baseada na Palavra de Deus. muitos crentes não se debruçam para estudar e compreender a palavra de Deus, por isso muitas vezes não prestam a Deus a devida adoração. Deus é zeloso, misericordioso, por isso precisamos prestar a Ele um culto agradável conforme as Escrituras.
Quem adora verdadeiramente se entrega total, quando se aproxima de Deus é de todo Coração.
A adoração que agrada a Deus é a de todo coração, e essa, está baseada na razão (Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Rm. 12:1-2)
A ADORAÇÃO VERDADEIRA É RACIONAL, ELA TAMBÉM É ESPIRITUAL.
A adoração verdadeira é interior e não exterior. De coração e não de lábios.
O lugar que é escolhido para adorar tem sua importância, porque ele se torna espiritual quando verdadeiros adoradores se reúnem, o prédio tem uma grande importância na adoração ( Hb 12:22-23).
Quando somos verdadeiros adoradores o lugar é menos importante do que a companhia ( João 4:19-21). Disse-lhe a mulher: Senhor, vejo que és profeta. Nossos pais adoraram neste monte, e vós dizeis que é em Jerusalém o lugar onde se deve adorar. Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.
Nos nossos dias existem muitos modismos, há que pensem que Deus responde melhor as orações se forem feitas nos montes, nas madrugadas, ou talvez, se fizerem uma espécie de jornada de oração por um período e que no fim Deus vai fazer o que estão pedindo. Queridos Deus não está limitado a lugar! Ele é onipresente. Se fosse assim, ele não teria respondido a oração de Jonas no ventre do peixe. Na verdade este era o pensamento de Jonas, que achava que conseguiria fugir da presença do Senhor.
A maneira como adoramos é também muito importante, não existe adoração verdadeira se for fora nos padrões estabelecidos por Deus. Podemos dobrar os nossos joelhos sem inclinar o coração ( rasgai o vosso coração e não as vossas vestes).
A ADORAÇÃO VERDADEIRA É RACIONAL, ESPIRITUAL E MORAL.
Antes de adorar, precisamos encarar a realidade pecaminosa que nos encontramos, confessar e receber o perdão pelos pecados (Jo. 4: 16-18). Disse-lhe Jesus: Vai, chama o teu marido e vem cá. A mulher respondeu e disse: Não tenho marido. Disse-lhe Jesus: Disseste bem: Não tenho marido, porque tiveste cinco maridos e o que agora tens não é teu marido; isso disseste com verdade.
Experiência mística sem moral, é mentira e ilusão. Muitas pessoas acham que experiências místicas ou emotivas, é fruto de um relacionamento íntimo com Deus, enquanto sua vida permanece cheia de pecados. Vivem mentindo, enganando, fornicando, adulterando e acham que seus louvores e adoração são recebidos no céu. Saiba você que vive desta maneira, que no céu estão os mais perfeitos adoradores, que são anjos em perfeitas santidade ( Isaias 6), por isso que concordo com Jhon Stott que “Não somos aptos para estar nas cortes céu vestindo os trapos dos nossos pecados e de nossa culpas “.
Um único momento de adoração na semana não é o suficiente para demonstrarmos uma verdadeira adoração. O culto dominical é o resultado do culto individual que fazemos todos os dias durante a semana.
Assim A ADORAÇÃO VERDADEIRA É RACIONAL, ESPIRITUAL E MORAL. Que o Senhor nos ajude a sermos verdadeiros adoradores que o adoremos em espírito e em verdade.