QUEM SOMOS?

Quem Somos ?

Somos uma comunidade que exala o bom perfume de Cristo, proclamando o evangelho da salvação, capacitando vidas, servindo uns aos outros em amor, assim glorificamos a Deus.

Participe das Nossas Reuniões

Domingos 9h EBD, 18h e 30mim Culto de Louvor e adoração. Terça Feira às 19h e 30mim Reunião da MCA.Quarta Feira às 19h e 30 mim Culto de oração. Sábado 19h e 30mim Reunião dos Jovens.

Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de março de 2007

A família, uma corrente.


Efesios 5:22-6:1-4
Queridos, quero comparar a família a uma grande corrente, mas por que tal comparação? Tão somente porque a família é formada por laços ou (elos de afeto, de carinho, amizade), os quais vem de gerações e como em uma corrente existem elos fracos e fortes,na família também existem elos ,ou melhor explicando pessoas fracas e fortes espiritualmente, fisicamente e emocionalmente.com isso podemos afirmar que tanto a família como a igreja são uma grande corrente formadas por pequenos elos de ligação.
Quando o apostolo Paulo escreve esta carta recomendando a igreja em Efeso ele estava preocupado com a moral familiar. Por isso ele determina o papel de cada integrante da família. Os motivos que leva o apostolo a escrever esta epistola contendo estas recomendações foram espirituais, morais e culturais; por Efeso ser a capital proconsular do império romano e se localizar na costa ocidental da Ásia Menor, alem da localização que atraia os viajantes existia na cidade um teatro ao ar livre e o templo da deusa Diana onde a parte do culto a essa deusa era relações sexuais. A Efeso foi endereçada uma das cartas do apocalipse.
O contexto da cidade mostra que a moral familiar estava um pouco abalada, as mulheres não estavam obedecendo aos seus esposos, os esposos não amavam as suas esposas e os filhos não eram obedientes aos pais, quebrando assim acorrente familiar, não era pra menos com toda essa atrações na cidade; situação que não é diferente da nossa, a qual a família esta perdendo o seu objetivo pelo qual foi criado por Deus, os costumes hoje existente, a mídia está infiltrando no meio familiar; mas na família quem é o elo mais fraco? O filho ou filha? A mãe? O pai? Na verdade pode ser qualquer um dos componentes da família.

Quando me torno um elo fraco desta corrente sendo eu?

O esposo. Quando o esposo deixa de fazer o seu papel, ora, quando Deus despediu o homem do Éden lhe deu uma ordem de ser o provedor da família; logo ele tinha que cuidar do sustento familiar, sendo ao mesmo tempo o cabeça da família e contribuindo com a educação dos filhos.cumprindo assim o papel de provedor do lar, que para isso ele foi criado.
A mulher.
se torna o elo fraco desta corrente quando quer assumir a posição de cabeça da família, a função da esposa é auxiliar , ela deve ser sabia e não rixosa, (Pv. 19:13,21:9,25;24, 27:15) a mulher deve ser companheira do esposo contribuindo juntos para o fortalecimento da relação familiar, e exercendo o seu papel na sociedade seja ela,medica, enfermeira,funcionaria publica, etc.
Os filhos,
eles tem um papel de fundamental importância para o crescimento familiar, devem ser obedientes aos pais sendo fiel e cumprindo os princípios bíblicos para os filhos.
Olhando para esse contexto podemos afirmar que; A família é a corrente de sustentação da sociedade.
Então a pergunta é como não me tornar o elo fraco desta corrente.
Vejamos algumas atitudes que devemos tomar para não sermos o elo fraco de nossa família.
1º. Atitude é: ter uma vida consagrada a Deus.
Quando tomamos a atitude de levar a serio a minha vida espiritual e compromissada com Deus e com a sua igreja, que é a agencia do reino na terra. Samuel, Josué e Ana mãe de Samuel tinham as suas vidas consagradas a Deus e foram elos fortes da família. Para Josué Deus mandou apenas que ele fosse forte. ( Js. 1:1-8)
2º. Atitude: Ter a vida controlada pelo Espírito Santo.
O domínio próprio é um dos frutos do espírito, faz se necessário que toda pessoa o tenha. Controle os sentimentos e temperamento, e não deixar que eles controle você. Muita gente é controlada pelos seus temperamentos e sentimentos ao invés de controlá-los: um exemplo bíblico desta falta de controle foi o apostolo Pedro, no ato da prisão de Jesus Pedro puxou a sua espada e cortou a orelha do servo do sumo sacerdote, que valentia eim. (Jo. 18:10). Mas quando Jesus estava sendo escarnecido ele negou-lhe três vezes (Jo. 18:25-27). Muitas vezes somos tomados pelo nosso temperamento e sentimentos terminamos machucando as pessoas, e com isso perdemos as nossas amizades.resumindo amados, as pessoas que não tem domínio próprio não são felizes, porque são cheias de desconfiança, não tem muitas amizades, alias não tem quase amigos, visto que desconfia de todos que se aproxima, e assim coloca medo nas pessoas , quem não tem domínio próprio são pessoas solitárias. Muitas mulheres e homens que tem um sentimento de ciúme e vivem arrumando confusão por motivos banais, são pessoas descontroladas espiritualmente e emocionalmente, existem também pessoas com um ar de superioridade também é sinal de descontrole, não seja você o elo fraco de sua família porque é controlado (a) pelos seus sentimento e temperamento, controle se e seja forte (Gl. 5:22-23) viva em comunhão com os outros e domine seus sentimentos.
3º. Atitude. Manter um relacionamento intima com Deus.
A oração e a leitura da palavra nos levam a uma comunhão e conseqüência desta comunhão é uma intimidade profunda com Deus. Ai, sentimentos como ciúme, inveja, malicia etc. desaparecerão porque, tudo passamos a ver de Deus. Uma intimidade com Cristo nos leva a uma vida altamente cristã, o apostolo Paulo nos diz que ser cristão é viver em novidade de vida, mas para isso aconteça devemos se íntimos de Jesus através da leitura, meditação bíblica e oração diária, façamos isto e veremos a glória de Deus em nossas vidas.
Queridos, quero que pare agora por um pouco de tempo e faça uma reflexão. Tenho sido um elo forte na minha família ou tenho sido um elo fraco e com isto tenho deixado minha família cair no buraco? Se você tem sido um elo fraco faça agora uma oração e peça a Deus para lhe fortalecer. Tome atitudes espiritualmente saldáveis e corretas, deixe Deus controlar sua vida. Crucifique sua carne e seja feliz porque Deus ama você.

Nenhum comentário: