QUEM SOMOS?

Quem Somos ?

Somos uma comunidade que exala o bom perfume de Cristo, proclamando o evangelho da salvação, capacitando vidas, servindo uns aos outros em amor, assim glorificamos a Deus.

Participe das Nossas Reuniões

Domingos 9h EBD, 18h e 30mim Culto de Louvor e adoração. Terça Feira às 19h e 30mim Reunião da MCA.Quarta Feira às 19h e 30 mim Culto de oração. Sábado 19h e 30mim Reunião dos Jovens.

Pesquisar este blog

sábado, 17 de dezembro de 2022

Como Demonstrar o nosso amor por Deus

Deus nos amou para o amarmos
(Pr. Orlando Gomes)


Queridos irmãos, que a graça e a paz de  Deus Nosso Pai e de Senhor Jesus Cristo esteja sempre conosco.  Hoje continuaremos a sequência de nossa pregação baseada em ( Rm. 8:28); apenas para relembrar aos irmãos o que estudamos trago agora um breve resumo. Vimos que as coisas ruins cooperam para o nosso bem, porque elas são pedagógicas; isto é, elas nos ensinam. Falamos também que as coisas boas cooperam para o nosso bem, porque elas nos alegram e nos inspiram. Discorremos também sobre o amor e podemos ver que, o amor que temos por Deus, é fruto do amor que Ele tem por nós. E vimos que Deus nos chamou para ele, com o propósito de sermos semelhantes ao Seu Filho Jesus Cristo ( Rm. 8:29).  Agora vamos tratar sobre o nosso amor, iremos testar o nosso amor para com Deus. Até onde vai o nosso amor por Deus? Leiamos o nosso texto base.
Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito (Romanos 8:28).
Irmãos, será que somos capazes de nos sacrificar por causa do Reino de Deus? Será que se fossemos posto à prova com a possibilidade de matarem um parente ou filho por causa de nossa fé, não o negaríamos? Seríamos capazes de enfrentar a morte por amor de Cristo? E abandonar o que mais gostamos por amor dele? Irmãos tudo para ser usado e aprovado, passa por testes. A exemplo das vacinas que usamos para combater o vírus desta pandemia de Covid-19. Elas foram aplicadas em caráter emergencial, isto significa que não houve tempo suficiente para os testes. Mas se você tem uma cadeira plástica em sua casa, ela passou por muitos testes antes de ser disponibilizada no mercado. Com o amor não é diferente, sempre estamos provando o amor que sentimos por pessoas, coisas e principalmente por Deus. A partir de agora vamos fazer um teste de nosso amor à Deus.  Para este teste responderemos a seguinte pergunta: Como podemos provar que realmente amamos a Deus? 
AMAMOS A DEUS QUANDO AMAMOS A SUA PALAVRA, MEDITANDO NELA E GUARDANDO-A NO CORAÇÃO. Oh! quanto amo a tua lei! Ela é a minha meditação o dia todo. O teu mandamento me faz mais sábio do que meus inimigos, pois está sempre comigo. Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação.  Sou mais entendido do que os velhos, porque tenho guardado os teus preceitos.  Retenho os meus pés de todo caminho mau, a fim de observar a tua palavra.  Não me aparto das tuas ordenanças, porque és tu quem me instrui.  Oh! Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! mais doces do que o mel à minha boca.  Pelos teus preceitos alcanço entendimento, pelo que aborreço toda vereda de falsidade( SL 119:97-104). 
Um princípio adotado pela grande maioria das igrejas cristãs evangélicas, e principalmente das igrejas chamadas de históricas é: A bíblia é a única regra de fé e prática. No entanto, é impressionante o número de pessoas que frequentam os templos evangélicos que não tem compromisso e nem prazer na leitura da Palavra de Deus. Muitas destas pessoas ficam na dependência de caixa de promessas, outras vivem correndo de um lado para outro, como baratas tontas à procura de revelação e não sabem elas, que a maior revelação está em suas mãos (A Bíblia Sagrada). Precisamos cada vez mais amar a palavra, meditar nela e guardá-la em nosso coração. Quando fazemos isto, encontramos a direção do Senhor, conforto para nossa alma, sabedoria para lidar com os desafios impostos pela vida “Quem guardar o mandamento não experimentará nenhum mal; e o coração do sábio discernirá o tempo e o modo.” ( Ec. 8:5), a Palavra dar força contra o pecado, nos afastando dele. “Ou a Bíblia te afasta do pecado, ou o pecado te afastará da Bíblia”( Moody).   QUEM AMA A  DEUS MEDITA NA GRANDEZA DE DEUS E GUARDA OS SEUS MANDAMENTOS.
AMAMOS A DEUS QUANDO MANTEMOS A COMUNHÃO COM DEUS E COM O SEU POVO (IGREJA). A igreja é um lugar de comunhão com Deus e entre os irmãos. Bem sabemos que a vida cristã é um ensaio para a eternidade. Sabemos que na convivência tanto machucamos, como somos machucados. Por isso que a reunião dos santos aqui na terra é um lugar de cura. Infelizmente muitos não querem ser curados e sempre que se machucam buscam outra comunidade; tais pessoas acham que o problema estar na comunidade, o problema não estar na comunidade, mas em cada um de nós. Abandonar a igreja por problemas relacionais é uma tremenda imaturidade e falta de conversão. O escritor da carta aos Hebreus diz: Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia.  (Hb.10:25). Tal exortação é para nos amarmos e assim, amarmos a Deus. Quem ama a Deus deve amar também as pessoas e o lugar de reunião dos irmãos; isto é o lugar onde fazemos habitar o nome do Senhor Nosso Deus. Vejamos o que diz o salmista:   Como é agradável o lugar da tua habitação, Senhor dos Exércitos!   A minha alma anela, e até desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e o meu corpo cantam de alegria ao Deus vivo.(Sl.84:1-2).  Apressa-te em responder-me, Senhor! O meu espírito se abate. Não escondas de mim o teu rosto, ou serei como os que descem à cova.  Faze-me ouvir do teu amor leal pela manhã, pois em ti confio. Mostra-me o caminho que devo seguir, pois a ti elevo a minha alma (Sl.143:7-8). Quando nos reunimos com os irmãos para adorar a Deus e mantermos comunhão o céu e aterra se unem, isto é os anjos e os homens adoram a Deus Soberano e Senhor, neste momento Deus em sua suprema graça dispensa aos homens, bênçãos e a vida para sempre (Sl. 133). Por isso não deixemos de vir ao culto da igreja. 
AMAMOS A DEUS QUANDO LAMENTAMOS PROFUNDAMENTE O PECADO. QUEM AMA A DEUS NÃO AMA O PECADO, NEM FLERTA COM A TENTAÇÃO E ODEIA O QUE DEUS ODEIA ( Sl. 139:19-22).  Quem dera matasses os ímpios, ó Deus! Afastem-se de mim os assassinos! Porque falam de ti com maldade; em vão rebelam-se contra ti.  Acaso não odeio os que te odeiam, Senhor? E não detesto os que se revoltam contra ti?  Tenho por eles ódio implacável! Considero-os inimigos meus!  Você já notou que a maioria de nós temos pecados de estimação? São aquele que já virou amigo nosso, não dói na alma quando o praticamos, a prova é que são atitudes normais, isto porque vemos as pessoas cometerem. Coisa como fofoca, pensamentos maldosos, entre outros. Não sejamos inimigos de Deus amando o que Deus odeia.  Tu não és um Deus que tenha prazer na injustiça; contigo o mal não pode habitar.   Os arrogantes não são aceitos na tua presença; odeias todos os que praticam o mal. Destróis os mentirosos; os assassinos e os traiçoeiros o Senhor detesta( Sl 5: 4-6). Deus odeia o pecado e os pecadores que não se arrependem e não deixam a prática pecaminosa, mas Ele ama os contritos de coração, cujo os frutos do arrependimento são vistos em suas vidas.  O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido ( sl. 34: 18). Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás ( Sl. 51:17). Irmão querido, abandone já a prática pecaminosa e se volte para Deus, Ele o acolherá em seus braços de amor e cuidará de você.
AMAMOS A DEUS QUANDO NÃO AMAMOS O MUNDO. A ordem dada por Deus através do apóstolo João é:. Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre ( 1Jo. 2:15-16). O verdadeiro cristão sabe que tudo que existe no mundo é passageiro e que a sua vida aqui, também é uma passagem, pois sabemos que neste mundo somos peregrinos. O apóstolo Pedro nos diz: Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma. (1 Pe. 2:11).  Podemos até afirmar que para o verdadeiro cristão. O MUNDO E TODOS OS DESEJOS PROVOCADOS POR ELE, NÃO É UM PROBLEMA, PORQUE QUEM  ENTREGOU SUA VIDA A CRISTO, JÁ CRUCIFICOU O MUNDO PARA SI, E PARA O MUNDO ELE TAMBÉM ESTÁ CRUCIFICADO. Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. (Gl. 2:20) que Deus nos ajude a vivermos nesta terra para o seu inteiro agrado, isto é, vivendo em santificação. 
AMAMOS A DEUS ENFRENTANDO OS DESAFIOS IMPOSTOS PELA VIDA SEM MURMURAR. Na vida enfrentamos tantos desafios, e muitos deles nos entristecem e outros de tão fortes nos levam a questionar a fé. Quando lemos a história de Jó notamos que no início, ele era um homem rico, poderoso e com uma família feliz, porém de repente tudo muda. Ele perde toda sua riqueza, seus filhos e sua saúde a ponto de sua mulher, por não aguentar ver o sofrimento dele, o manda abandonar a Deus. Jó sabia lidar com as tempestade da vida porque confiava em Deus e tinha certeza que Deus não desampara os seus; veja o texto:   Então sua mulher lhe disse: "Você ainda mantém a sua integridade? Amaldiçoe a Deus, e morra! " Ele respondeu: "Você fala como uma insensata. Aceitaremos o bem dado por Deus, e não o mal? " Em tudo isso Jó não pecou com os lábios ( Jó 2:9-10). E em outro momento ele diz que sabe que o seu redentor vive e que por fim o socorrerá ( Jó 19:25). Sabendo disto não podemos nos calar, precisamos continuar falando das grandezas de Deus. “Pois não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos” (At. 4:20). Irmão se um dia algo acontecer em nossas vidas que esteja fora do nosso controle, não se desespere e nem murmure. Porque as coisas podem estar fora do nosso controle, mas jamais estarão fora do controle de Deus.
AMAMOS A DEUS QUANDO O TEMEMOS E DESENVOLVEMOS BONS PENSAMENTOS A RESPEITO DE DEUS. Muitas pessoas podem falar e dizer que são tementes a Deus, porém, quando conversamos com elas notamos que são apenas palavras. Existem pessoas que passam em frente a igreja fazendo um sinal religioso, achando que isso é temor a Deus ou sinal de proteção. Os mais religiosos e místicos temem lugares e objetos sagrados. Existem ainda aqueles que têm medo de pessoas que professam determinado credo, como os praticantes da umbanda. E ainda tem aquele que tem muito medo do Diabo. A imensa maioria das pessoas, embora digam que temem a Deus, mas suas atitudes demonstram o contrário. São pessoas que desrespeitam os seus líderes, maltratam o seu próximo, acusam Deus como culpando-o quando as coisas dão erradas, etc. No livro de Jó lemos um evento, em que seus amigos foram oferecer um sacrifício, e Deus não recebeu, porque eles não pensaram e nem falaram o correto diante de Deus. Vejamos o texto. Sucedeu pois que, acabando o Senhor de dizer a Jó aquelas palavras, o Senhor disse a Elifaz, o temanita: A minha ira se acendeu contra ti e contra os teus dois amigos, porque não tendes falado de mim o que era reto, como o meu servo Jó. Tomai, pois, sete novilhos e sete carneiros, e ide ao meu servo Jó, e oferecei um holocausto por vós; e o meu servo Jó orará por vós; porque deveras a ele aceitarei, para que eu não vos trate conforme a vossa estultícia; porque vós não tendes falado de mim o que era reto, como o meu servo Jó.  Então foram Elifaz o temanita, e Bildade o suíta, e Zofar o naamatita, e fizeram como o Senhor lhes ordenara; e o Senhor aceitou a Jó.  ( Jó 42:7-9). O relato da vida de Jó é de muito sofrimento, pois como sabemos, ele perdeu tudo que tinha, incluindo sua saúde, porém, não blasfemou contra Deus e falou o que era correto diante de Deus. E nós estamos falando o que é correto diante de Deus e dos homens? Para demonstrar o nosso amor a Deus precisamos que o nosso coração esteja voltado para as coisas lá do alto ( Cl. 3:1), só assim desenvolvemos temos e pensamento bons em relação a Deus. 
AMAMOS A DEUS QUANDO GUARDAMOS OS SEUS MANDAMENTO COM PRAZER. No nosso meio existe um pensamento muito danoso a fé cristã, tal pensamento anula os mandamentos. tem muita gente  que pensam desta maneira: - Os mandamentos não são para a igreja de hoje, porque vivemos na era da graça. Não sabem estas pessoas que a salvação nunca veio por obedecer os mandamentos e sim pela graça mediante a fé. Bem sabemos que todos os crentes do Velho Testamento (Antiga Aliança) foram salvos porque creram na vinda do Messias e nós os da Nova Aliança somos também salvos pela graça mediante a fé em Jesus que veio e voltará para buscar a sua igreja.Todos os crente tanto os da Antiga Aliança quanto os da Nova Aliança são salvos por Cristo. Os crentes da Antiga Aliança olhavam para o futuro aguardando a vinda de Cristo e os da Nova Aliança olham para o Passado, isto é para o calvário e também de olho no futuro que em breve o Senhor virá. Sendo assim todos nós devemos guardar os mandamentos, porque eles são diretrizes para vivermos em harmonia com as pessoas aqui neste mundo. O próprio Cristo diz que a prova que amamos a Deus e a Ele é guardando os seus mandamentos.  Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele". Disse então Judas ( não o Iscariotes ): "Senhor, mas por que te revelarás a nós e não ao mundo? "  Respondeu Jesus: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos nele morada. Aquele que não me ama não guarda as minhas palavras. Estas palavras que vocês estão ouvindo não são minhas; são de meu Pai que me enviou.  ( Jo. 14:19-27) baseado neste texto notamos que é guardando os mandamentos, amamos a Deus e por ele somos amados.
Queridos irmãos devemos amar a Deus não somente de lábios mas de atitudes. Que Deus nos ajude a amá-lo com todo o nosso coração e alma. Um dos mestres da lei aproximou-se e os ouviu discutindo. Notando que Jesus lhes dera uma boa resposta, perguntou-lhe: "De todos os mandamentos, qual é o mais importante? " Respondeu Jesus: "O mais importante é este: ‘Ouve, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus, o Senhor é o único Senhor.  Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’.  O segundo é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe mandamento maior do que estes "Muito bem, mestre", disse o homem. "Estás certo ao dizeres que Deus é único e que não existe outro além dele.  Amá-lo de todo o coração, de todo o entendimento e de todas as forças, e amar ao próximo como a si mesmo é mais importante do que todos os sacrifícios e ofertas". (Mc. 12:28-33). Portanto, meus irmãos amemos a Deus e as pessoas, porque o amor a Deus é demonstrado pelo amor que temos e desenvolvemos junto às pessoas.
Que Deus nos ajude a amá-lo de todo nosso coração e alma

quarta-feira, 22 de junho de 2022

OS CUIDADOS COM A FAMÍLIA, A HERANÇA DO SENHOR.

OS CUIDADOS COM A FAMÍLIA, A HERANÇA DO SENHOR.

Mensagem pregada na PIBC 22-05-2022

Salmos 128

1 Há muitas bênçãos para o homem que ama e obedece ao Senhor, andando sempre nos seus caminhos! 

2 Seu trabalho renderá muito, e em todas as áreas da vida ele será feliz. 

3 Sua esposa será uma fonte de alegria na sua casa! Seus filhos serão fortes e cheios de saúde como brotos de uma oliveira, reunidos à volta da mesa.

 4 Esta é a bênção que o Senhor dá ao homem que ama e obedece ao Senhor!

 5 Que o Senhor o abençoe lá de Sião todos os dias da sua vida, para que você veja a prosperidade de Jerusalém, 

6 e tenha uma vida longa, para se alegrar com os seus netos. Que haja paz em Israel! ( Sl. 128:1-6 NBM)


Amados, o texto do salmo 128, assim como o salmo 127 nos faz referência a Deus como base de sustentação da vida e da família. 

O texto em destaque no caso o salmo 128 nos apresenta um quadro de uma família saudável, podemos ver papéis bem definidos. O Trabalho como fruto da providência de Deus para a manutenção da família, um pai cuidadoso que pelo trabalho mantém a família e se alegra com ela, uma mãe (mulher) feliz e saudável emocionalmente e filhos saudáveis vivendo em harmonia. Assim, o quadro apresentado pelo salmo é uma família saudável em três aspectos:fisicamente, emocionalmente e espiritualmente. Uma família que estar sob a proteção de Deus, onde cada membro sabe qual é seu papel.

Nós sabemos que a família é a base da sociedade. Para nós batistas (Cristãos) A família, criada por Deus para o bem do homem, é a primeira instituição da sociedade. Sua base é o casamento monogâmico e duradouro, por toda a vida, só podendo ser desfeito pela morte ou pela infidelidade conjugal.

 

1 - O propósito imediato da família é glorificar a Deus e prover a satisfação das necessidades humanas de comunhão, educação, companheirismo, segurança, preservação da espécie e bem assim o perfeito ajustamento da pessoa humana em todas as suas dimensões;

2 - Caída em virtude do pecado, Deus provê para ela, mediante a fé em Cristo, a bênção da salvação temporal e eterna, e quando salva poderá cumprir seus fins temporais e promover a glória de Deus (Declaração Doutrinária da CBB).

Assim podemos dizer que Deus é a base da família, Ele sustenta e mantém a família sendo assim seu provedor. Quando uma família é abençoada por Deus, é uma família que abençoa. FAMÍLIAS ABENÇOADAS, ABENÇOAM. Família é um lugar para compartilhar, por isso quando lemos as Escrituras notamos que Deus não vê o isolamento humano como uma coisa boa e saudável. Porque o homem só comete muita bobagem, além da tristeza e as consequências emocionais da solidão, o ser humano é um ser social e político. Para Aristóteles, "o homem é um sujeito social que, por natureza, precisa pertencer a uma coletividade". Por isso que as pessoas precisam se socializar,  e no seio da família a socialização e o diálogo devem ser cultivados entre os seus membros. As pessoas precisam conversar entre elas diariamente, mesmo sobre coisas bobas” (Kishimoto). Gente precisa de gente, e gente precisa de Deus. Vendo a falta que o homem tinha de alguém para compartilhar seus sentimentos e experiências,  Deus formou do homem a mulher dando origem ao primeiro casal. Em Genesis 2:18-24 lemos:18. E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma ajudadora idônea para ele. 19. Havendo, pois, o Senhor Deus formado da terra, todo o animal do campo, e toda a ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome. 20 Assim o homem deu nomes a todos os rebanhos domésticos, às aves do céu e a todos os animais selvagens. Todavia não se encontrou para o homem alguém que o auxiliasse e lhe correspondesse. 21 Então o Senhor Deus fez o homem cair em profundo sono e, enquanto este dormia, tirou-lhe uma das costelas, fechando o lugar com carne. 22 Com a costela que havia tirado do homem, o Senhor Deus fez uma mulher e a trouxe a ele. 23. E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos, e carne da minha carne; esta será chamada mulher, porquanto do homem foi tomada. 24. Portanto deixará o homem, o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne” O propósito de Deus ter formado o casal foi para a plena comunhão entre eles e assim glorificar a Deus, daí por diante, as famílias vão se formando e se consolidando ao longo da existência humana. Deus é o autor, criador e sustentador da vida e da família, ele não quer que vivamos sozinhos e isolados. Família é presente de Deus para o ser humano. Deus faz que o solitário viva em família; ( Sl. 68:6a)  Salmão  reforça a ideia quando diz: “Aquele que encontra uma esposa, acha o bem, e alcança a benevolência do Senhor”. ( Pv. 18:22). Logo para o homem que encontra uma mulher fiel a Deus que o ame e o corresponda é uma benção de Deus, alcançando assim o favor de Deus, isto é graça! A partir deste casal unido por Deus que se dá início a família descrita nas Escrituras. Estas famílias formadas segundo os propósitos Divinos criam um lugar aconchegante e bom de viver. Os membros da família precisam saber que tem um lugar para voltar e neste lugar encontram: amor, compreensão,  aceitação,  alegria, segurança, aconchego e a paz; a este lugar chamamos de lar. ( parábola do filhos pródigo Lucas 15:11-32) mostra que o filho viu isso quando estava em dificuldades em uma terra estrangeira, ele lembrou da casa do pai que tinha amor, compreensão, alimento e alguém que sempre pensava nele. Um lugar onde alguém ainda pensa em você, é aquilo que a gente pode chamar de lar." ( Kishimoto). Lar um lugar para onde você pode voltar.  A partir desta exposição, convido você a pensar comigo sobre OS PRINCIPAIS CUIDADOS PARA COM A FAMÍLIA A HERANÇA DO SENHOR. Divido aqui em três blocos de cuidados que a  família precisa para viver saudável na presença de Deus e da sociedade,  são ele:OS CUIDADOS FÍSICOS, OS CUIDADOS EMOCIONAIS E OS CUIDADOS ESPIRITUAIS. 

CUIDADOS FÍSICOS 

É  da responsabilidade dos pais cuidar da saúde física de seus filhos e deles mesmo, bem como a provisão do bem estar de toda a família. 

1. Cuidando da alimentação da família. 

Muitos preferem o status do que a comida. O mundo cruel no qual vivemos em que a aparência é mais importante.  Existem pessoas que passam fome para apresentar aos outros algo que não podem ter.

2.  Cuidando da saúde física.

 A cada dia surgem, ou são descobertas novas enfermidades e os cuidados são importantes. Por isso vá ao médico regularmente. 

3. Provendo vestimenta. 

Cuidar da aparência é importante. Não se importar com a roupa amarrotada é sinônimo de relaxamento. Os pais precisam dar a família o necessário para cada membro se sentir bem. Lembre-se o necessário,  o extraordinário é  demais. Para que tantas roupas ou sapatos, o cristão é chamado a viver uma vida simples e com contentamento.  Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes.  Mas os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos insensatos e nocivos, que levam as pessoas a se afundar na ruína e na perdição. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e atormentaram a si mesmos com muitas dores. (1 Timóteo 6:8-10).

4. Cuidado com a saúde financeira. Não sejam   mega consumistas, que compra tudo que vê pela frente. Seja consciente, o consumismo causa muitos danos à família, desavenças e brigas, mas o que é consumismo?  É comprar o que não precisa com o dinheiro que não tem, para impressionar quem não se interessa (Hernandes Dias Lopes). As famílias precisam se organizar financeiramente para não gastar mais do que ganham. Lembrem-se que cuidar das finanças é uma questão de mordomia. Isto é você estar administrando o que não é seu.

5.  Provendo Educação Formação do ser humano com os valores da vida ( honestidade, humildade, trabalho e respeito ao próximo).

CUIDADOS EMOCIONAIS

O CUIDANDO DO EMOCIONAL NA VIDA FAMILIAR Portanto, meus amados irmãos, todo o homem seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar”. ( Tg. 1:19)

Uma das coisas que mais fere são as palavras, por isso que devemos tomar cuidado com as palavras que proferimos aos nossos familiares e a amigos. O coração do justo medita no que há de responder, mas a boca dos ímpios jorra coisas más”. (Pv.18:28). “ O irmão ofendido é mais difícil de conquistar do que uma cidade forte; e as contendas são como os ferrolhos de um palácio. Do fruto da boca de cada um se fartará o seu ventre; dos renovos dos seus lábios ficará satisfeito. A morte e a vida estão no poder da língua; e aquele que a ama comerá do seu fruto. ( Pv. 18:19-21).

Cuidados na comunicação


1.  A FAMÍLIA PRECISA APRENDER E PRATICAR A ARTE DA BOA COMUNICAÇÃO “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um”. ( Cl. 4:6). 

Com o advento das redes sociais as pessoas conversam menos entre elas. Era comum no passado, ao chegarmos na casa de parentes ou conhecidos, perguntamos: como você vai? Hoje, o tempo mudou e a pergunta também, logo  perguntamos, qual é a senha do wi fi? Estamos no mesmo ambiente e não conversamos entre nós, triste realidade. Rimos de situações que vemos nas mídias e até compartilhamos informações. não compartilhamos vida cotidiana, não tenho tempo! Esta é a frase mais comum, porém, dedicamos horas nas telinhas. Se chegar um amigo paramos o que estamos fazendo, e ficamos um bom tempo conversando (narrar a história do menino ao telefone). Nós naufragamos no oceano da internet, nossos filhos estão se perdendo dentro dos quartos e nós dentro de casa. Famílias inteira perdidas sem rumo, pais que não sabem o que fazer com os filhos, tudo isso por falta de uma boa comunicação familiar de boa qualidade.  Às vezes noto que na hora do culto alguns irmãos viciados em redes sociais, não conseguem desconectar da internet para se conectar com Deus. Permitam-me dar um conselho: Deixem os celulares longe de você quando estiverem na mesa, na igreja e quando estiverem conversando com amigos. pessoas reais e presenciais são mais importantes. Há muitos adolescentes que se cortam tentando chamar a atenção dos pais, e os pais não dão atenção. Pais que só vivem para o trabalho e acham que tudo que os filhos precisam são coisas ( narrar a história do filho que queria comprar uma hora do tempo do pai). As famílias precisam passar tempo de qualidade juntos.

2. A FAMÍLIA PRECISA APRENDER A ARTE DE ELOGIAR. Muitas vezes vejo que somos ótimos em reclamar e tecer críticas, porém,  péssimos em elogiar. A grama do vizinho é sempre mais verde do que a nossa. Os filhos do vizinho ao nosso ver são mais inteligentes, educados do que os nossos, a esposa do vizinho é mais dedicada e o esposo da vizinha é mais gentil e cortês. O Mais agravante é que muitas destas ações são realizadas em público.  ELOGIE EM PÚBLICO E CORRIJA NO PRIVADO. 

Provérbios 27:14 A bênção dada aos gritos cedo de manhã, como maldição é recebida. 15 A esposa briguenta é como o gotejar constante num dia chuvoso; 16 detê-la é como deter o vento, como apanhar óleo com a mão.

Provérbios 21:9 Melhor é morar no canto do terraço do que com uma mulher briguenta na mesma casa.

 Provérbios 25:24 Melhor é viver num canto sob o telhado do que repartir a casa com uma mulher briguenta.

 Pessoas amarguradas são um peso difícil de conviver. Elogie enquanto pode. As pessoas só dão valor às outras quando perdem. O lugar que mais tem flores é o cemitério, penso que as flores são a confissão de culpa por não ter cuidado de que amamos. Pena que mortos não reagem e nem se alegram com as declarações feitas em túmulos. Deem flores em vida, demonstre amor e cuidado em vida.


3. A FAMÍLIA PRECISA APRENDER A ARTE DE PERDOAR.  Perdoar é a arte de amar com eficácia. É importante lembrar que perdoar não é anular as consequências das falhas, porque o perdão não anula as consequências do pecado. Perdoar não é esquecer, mas é lembrar sem sentir a dor. Para nós cristãos perdoar não é uma opção, mas  um mandamento. Colossenses 3:13 Suportem-se uns aos outros e perdoem-se mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outra pessoa. Assim como o Senhor perdoou vocês, perdoem também uns aos outros.

 

4. A FAMÍLIA PRECISA DESCOBRIR A ARTE DE RI SEMPRE, até mesmo de si mesmo. pessoas felizes são aquelas que são capazes de se expressar através do riso. O sorriso verdadeiro é a expressão do sentimento de alegria. “O coração alegre é como o bom remédio, mas o espírito abatido seca até os ossos”. ( Pv. 17:22). O sorriso quebra corações embrutecidos. “ Não existe tirania que regista uma gargalhada que dê três voltas em torno dela”. ( Molière) "Sorrir é a melhor maneira de lidar com situações difíceis." ( Kishimoto).   Então, meus amados irmãos riam de coisas que acontecem em redor de vocês e de situações difíceis, ria de você mesmo.


CUIDADOS ESPIRITUAIS


1.  A FAMÍLIA PRECISA DESCOBRIR E PRATICAR A DISCIPLINA ESPIRITUAL DA LEITURA DA PALAVRA E DA ORAÇÃO. Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera, (Ef. 3: 14 e 20)   E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. (2Cr. 7:14) Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração do justo pode muito em seus efeitos. (Tg.5:16).

É urgente que resgatamos os bons costumes das famílias cristãs. Pais seja corajosos e resgatem os bons costumes e os valores da família.

2. Façam cultos domésticos.

3. Incentivem seus filhos a lerem e meditarem nas Escrituras.

4. Envolva-se com a igreja local juntos como família . Igrejas fortes são compostas de famílias fortes, e famílias fortes glorificam a Deus. Construamos um lar, um lugar que as pessoas desejam voltar.

Lemos em Lucas 15:16-24 a falta que o filho tinha da casa do pai e como estava o coração do pai esperando o filho.

16 Ele desejava encher o estômago com as vagens de alfarrobeira que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada.17 "Caindo em si, ele disse: 'Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome! 18 Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti. 19 Não sou mais digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados'. 20 A seguir, levantou-se e foi para seu pai."Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou. 21 "O filho lhe disse: 'Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho'.22 "Mas o pai disse aos seus servos: 'Depressa! Tragam a melhor roupa e vistam nele. Coloquem um anel em seu dedo e calçados em seus pés. 23 Tragam o novilho gordo e matem-no. Vamos fazer uma festa e alegrar-nos. 24 Pois este meu filho estava morto e voltou à vida; estava perdido e foi achado'. E começaram a festejar o seu regresso.

Portanto, se quisermos ter uma família abençoada, precisamos nos esforçar em oração e companheirismo praticando o amor e criarmos um lugar que os membros queira voltar, como o filho pródigo que disse: na casa de meu pai tem Amor, compreensão, provisão, harmonia, Compaixão e  Perdão.  Agora se você está longe da casa do Pai a hora de voltar é agora. Que Deus nos ajude a cuidarmos de nossa familia para a gloria dele.

Em Cristo Jesus Pr. Orlando Gomes



terça-feira, 22 de fevereiro de 2022

ATÉ QUE CRISTO VOLTE, ESPEREMOS GRANDES COISAS DE DEUS E FAÇAMOS GRANDES COISAS PARA DEUS.


Salmo 126: 1-6. 
1 « Cântico de romagem » Quando o SENHOR restaurou  a sorte  de Sião,  ficamos como quem sonha.  
2 Então, a nossa boca  se encheu  de riso, e a nossa língua,  de júbilo;  então, entre as nações  se dizia: Grandes coisas  o SENHOR  tem feito por eles. 
3 Com efeito, grandes coisas  fez  o SENHOR  por nós; por isso, estamos alegres.  
4 ''Restaura, SENHOR,  a nossa sorte,  como as torrentes  no Neguebe.  
5 Os que com lágrimas  semeiam com júbilo  ceifarão.  
6 Quem sai  andando  e chorando,  enquanto semeia, voltará  com júbilo, trazendo os seus feixes.  
 
 
Amados irmãos, este é um salmo pós-exílio, que narra a alegria do povo de Israel quando foi liberto do cativeiro babilônico. O período relatado remete ao tempo em que governava o rei Ciro citado por Esdras no primeiro capítulo do livro que leva o seu nome. Deus havia alertado o povo de Israel e Judá por intermédio do profeta Jeremias, que se eles não voltassem para Senhor, seria levado para o cativeiro pelos babilônios e que duraria setenta anos. como o povo não obedeceu a voz de Deus, a profecia se cumpriu. As tropas militares do rei de Babilônia, Nabucodonosor, invadiram Israel e Judá levando cativo a nação. A tristeza dos exilados era tão grande que eles não tinham ânimo para louvar os alegres cânticos de sua terra, conforme o relato do salmo 137. No entanto, aqui no salmo 126 temos a manifestação da alegria do povo, que agora estão livres do cativeiro. Ao analisarmos este salmo podemos dividir este salmo em quatro porções 
1ª.Porção é uma Narrativa (vv 1-2) Demonstrando o agir de Deus no meio do seu povo e o testemunho dado pelas nações vizinhas, torna-se visível a admiração das nações e o temor gerado pelos feitos de Deus entre eles. assim sendo; o agir de Deus no meio de seu povo deixa as pessoas perplexas e temerosas. Sabemos que o Senhor nunca abandona o seu povo, apenas o trata com disciplina, a fim de que eles se tornem mais tementes e fiéis. 
2ª. Porção um Cântico (v 3). O brado de vitória testemunhando que a razão da alegria do povo era o agir de Deus. A libertação da escravidão e do sofrimento gera no coração uma enorme alegria; lembremos das pessoas curadas por Cristo, como saiam alegres mesmo com as recomendações do Senhor para não dizerem a ninguém; eles não conseguia conter-se. cito aqui o cego de nascença de João 9 que dizia “ Quem me curou eu não sei, só sei que era cego e agora vejo”. Quem vivencia o milagre não consegue ficar calado. Nossa boca nunca será preenchida com o riso santo, sem antes ter sido preenchida pela amargura e sofrimento. 
3ª. Porção uma Oração (v 4). Aqui o salmista ora lembrando dos benefícios que as torrentes traziam para eles. As águas das torrentes e riachos que desciam das montanhas trazia renovação e possibilita o plantio, a flores brotavam, em outras palavras a vida retornava para o árido deserto do sul. Podemos pensar em nosso Nordeste com a vegetação da caatinga que no período seco, as árvores parecem mortas, mas com as primeira chuvas brotam suas folhas e flores, a vida se torna mais bela com as águas. No terreno árido do sofrimento Deus nos dá um socorro, uma esperança de renovação, a oração é uma porta aberta que possibilita a nossa comunicação com Ele; podemos clamar ao Senhor por renovo e perdão.   A oração é uma forte arma que temos, é por meio da oração que falamos a Deus nos momentos de alegria e de nossas maiores angústias. O bom é saber que Deus nos socorre em meios a angústia mais profunda que podemos passar ( Sl 46:1 Deus é socorro bem presente na angustia). O salmista diz:”Na minha angústia clamei ao Senhor; e o Senhor me respondeu, dando-me ampla liberdade. O Senhor está comigo, não temerei. O que me podem fazer os homens?” ( Salmos 118:5,6 ). A garantia que temos de ser ouvidos por Deus é o nosso maior conforto. 
4ª. Porção Uma promessa (vv 5-6). Agora vemos a garantia de uma recompensa pelo trabalho. O  árduo trabalho de semear, geralmente a semeadura é realizada em tempos de escassez, no passado quando não tínhamos muitas tecnologias de armazenamento e distribuição de grãos, era comum os agricultores armazenarem a sua produção em silos, quem viveu na zona rural sabe bem como era. A produção da agricultura familiar era de subsistência, durante o período de colheita se armazenava para ser consumido no restante do ano e quando chega o inverno planta-se as sementes com a esperança de uma colheita. Muitas vezes planta com a incerteza de que se o inverno vai ser bom ou não. Logo, o período do plantio é angustiante, porém, muito esperançoso. No entanto, quando se planta no terreno regado pela fé e esperança em Deus a Colheita é garantida. Semeamos em um clima regado pelo sofrimento, mas colheremos em um verão regado pela alegria. A esperança dos santos é alimentada com as carcaças de seus medos. As incertezas do momento geram desespero, insegurança, no entanto, quando Deus age em favor dos crentes, os nossos medos se transformam em brados de grande alegria. Quando o Senhor faz coisas grandiosas gera no povo temor, admiração e alegria. 
Assim, agora volta a afirmar ATÉ QUE CRISTO VOLTE, ESPEREMOS GRANDES COISAS DE DEUS E FAÇAMOS GRANDES COISAS PARA DEUS.  
 
 
O grande desafio para a igreja é sair das quatro paredes e avançar pregando o evangelho a toda criatura (Mc 16:15). 
Para a igreja semear a preciosa semente é necessário passar por um período de amadurecimento, pois não se semeia apenas por semear. A igreja desse tempo é menina e inexperiente, vivemos um período de facilidades, e não pregamos temos medo de enfrentar as filosofias de nossa época; preferimos o politicamente correto a defender nossos princípios cristãos. Crentes que defende aborto, legalização de subsistências nocivas, homo afetividade e a destruição da família, mas não defende a fé. 
Precisamos saber que o processo da semeadura é doloroso, mas recompensador. No Reino de Deus os trabalhadores têm missões específicas: uns plantam, outros regam e outros colhem, mais Deus é quem dar o crescimento.  O apóstolo Paulo disse:  Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Pelo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento. Ora, o que planta e o que rega são um; mas cada um receberá o seu galardão, segundo o seu trabalho” ( 1 Co. 3:6-8). O importante  é saber que todos os trabalhadores tem a sua recompensa garantida ( Trabalhadores da vinha Mt 20:1-16)   
Sendo assim somos desafiados a semear. 
Semeamos em fé. A fé é de fundamental importância para o semeador, pois se não cremos que Deus nos dará uma boa colheita, então, pra que semear. Você confia no solo ou em Deus? Deus é o nosso maior tesouro. 
 
 
Semeamos em obediência. Hoje vemos muitas pessoas dizendo que ama a Deus, e que Cristo é o Senhor, mas não o honra, não obedece a sua palavra. São reprovados por Deus porque não o conhece e nem são por ele conhecidos (“Nem todo o que Me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de Meu Pai, que está nos céus. Muitos Me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em Teu nome? e em Teu nome não expulsamos demônios? e em Teu nome não fizemos muitos milagres? Então lhes direi claramente: Nunca vos conheci; apartai-vos de Mim, vós que praticais a iniquidade” (Mateus 7:21-23) Quem semeia em obediência a palavra de Deus colherá no céu fruto eterno do Reino. 
 
 
Semeamos em arrependimento. Temos uma igreja mundana, adaptadas a atual era, onde os crentes fazem apenas o que acham ser o certo e não atenta para o que diz as escrituras, uma igreja em que seus líderes são frouxos e tem medos de perder fieis, e por isso acabaram com a disciplina na igreja. Crentes que não estão aptos para viver o evangelho, que entende que Cristo não é o suficiente para a suas vida. são estes que louvam, pregam e vomitam santidade nos púlpitos, mas saem da igreja e vão para um bar beber e dizem em seus corações que Deus não se preocupa com isso. Irmãos precisamos nos arrepender de nossos pecados, e chorar pelo pecado das pessoas que vivem em trevas. Somente quem chora pelo pecado alheio é que ganha almas para o Reino. 
As dificuldades no proclamar não devem impedir a igreja de continuar a semeadura. A igreja não deve manter a preciosa semente armazenada para as pessoas irem procurar, ela deve enviar semeadores lançando a semente preciosa do evangelho para que os pecadores peçam o que ela tem em suas mãos. 
 
 
Quem semeia no reino tem retorno certo. Temos uma obra contínua que clama todo dia por trabalhadores, temos uma missão clara: façam discípulos,  Somos agora desafiados a semear a preciosa semente do Reino de Deus por onde passarmos. A final somos a igreja do Deus vivo coluna e baluarte da verdade (1 Tm 3:15 ). Somos o sal e a luz do mundo ( Mt 5:13-14), somos o povo que tem a solução para o problema mundial, Cristo Jesus, que venceu o pecado, que venceu a morte e que salva todo o que nele crer. avancemos mais, semeemos mais certo que colheremos com abundância, porque quem prometeu é fiel para cumprir suas promessas. Que Deus nos ajude a avançarmos ainda mais na proclamação do seu Reino e assim deixamos um excelente legado para as próximas gerações e por isso ATÉ QUE CRISTO VOLTE, ESPEREMOS GRANDES COISAS DE DEUS E FAÇAMOS GRANDES COISAS PARA DEUS. 
Em Cristo Jesus .
Pr. Orlando Gomes

Mensagem Pregada na PIBCG na ocasião do Lançamento do Centenário 19/02/2022