QUEM SOMOS?

Quem Somos ?

Somos uma comunidade que exala o bom perfume de Cristo, proclamando o evangelho da salvação, capacitando vidas, servindo uns aos outros em amor, assim glorificamos a Deus.

Participe das Nossas Reuniões

Domingos 9h EBD, 18h e 30mim Culto de Louvor e adoração. Terça Feira às 19h e 30mim Reunião da MCA.Quarta Feira às 19h e 30 mim Culto de oração. Sábado 19h e 30mim Reunião dos Jovens.

Pesquisar este blog

sábado, 17 de dezembro de 2022

Como Demonstrar o nosso amor por Deus

Deus nos amou para o amarmos
(Pr. Orlando Gomes)


Queridos irmãos, que a graça e a paz de  Deus Nosso Pai e de Senhor Jesus Cristo esteja sempre conosco.  Hoje continuaremos a sequência de nossa pregação baseada em ( Rm. 8:28); apenas para relembrar aos irmãos o que estudamos trago agora um breve resumo. Vimos que as coisas ruins cooperam para o nosso bem, porque elas são pedagógicas; isto é, elas nos ensinam. Falamos também que as coisas boas cooperam para o nosso bem, porque elas nos alegram e nos inspiram. Discorremos também sobre o amor e podemos ver que, o amor que temos por Deus, é fruto do amor que Ele tem por nós. E vimos que Deus nos chamou para ele, com o propósito de sermos semelhantes ao Seu Filho Jesus Cristo ( Rm. 8:29).  Agora vamos tratar sobre o nosso amor, iremos testar o nosso amor para com Deus. Até onde vai o nosso amor por Deus? Leiamos o nosso texto base.
Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito (Romanos 8:28).
Irmãos, será que somos capazes de nos sacrificar por causa do Reino de Deus? Será que se fossemos posto à prova com a possibilidade de matarem um parente ou filho por causa de nossa fé, não o negaríamos? Seríamos capazes de enfrentar a morte por amor de Cristo? E abandonar o que mais gostamos por amor dele? Irmãos tudo para ser usado e aprovado, passa por testes. A exemplo das vacinas que usamos para combater o vírus desta pandemia de Covid-19. Elas foram aplicadas em caráter emergencial, isto significa que não houve tempo suficiente para os testes. Mas se você tem uma cadeira plástica em sua casa, ela passou por muitos testes antes de ser disponibilizada no mercado. Com o amor não é diferente, sempre estamos provando o amor que sentimos por pessoas, coisas e principalmente por Deus. A partir de agora vamos fazer um teste de nosso amor à Deus.  Para este teste responderemos a seguinte pergunta: Como podemos provar que realmente amamos a Deus? 
AMAMOS A DEUS QUANDO AMAMOS A SUA PALAVRA, MEDITANDO NELA E GUARDANDO-A NO CORAÇÃO. Oh! quanto amo a tua lei! Ela é a minha meditação o dia todo. O teu mandamento me faz mais sábio do que meus inimigos, pois está sempre comigo. Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação.  Sou mais entendido do que os velhos, porque tenho guardado os teus preceitos.  Retenho os meus pés de todo caminho mau, a fim de observar a tua palavra.  Não me aparto das tuas ordenanças, porque és tu quem me instrui.  Oh! Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! mais doces do que o mel à minha boca.  Pelos teus preceitos alcanço entendimento, pelo que aborreço toda vereda de falsidade( SL 119:97-104). 
Um princípio adotado pela grande maioria das igrejas cristãs evangélicas, e principalmente das igrejas chamadas de históricas é: A bíblia é a única regra de fé e prática. No entanto, é impressionante o número de pessoas que frequentam os templos evangélicos que não tem compromisso e nem prazer na leitura da Palavra de Deus. Muitas destas pessoas ficam na dependência de caixa de promessas, outras vivem correndo de um lado para outro, como baratas tontas à procura de revelação e não sabem elas, que a maior revelação está em suas mãos (A Bíblia Sagrada). Precisamos cada vez mais amar a palavra, meditar nela e guardá-la em nosso coração. Quando fazemos isto, encontramos a direção do Senhor, conforto para nossa alma, sabedoria para lidar com os desafios impostos pela vida “Quem guardar o mandamento não experimentará nenhum mal; e o coração do sábio discernirá o tempo e o modo.” ( Ec. 8:5), a Palavra dar força contra o pecado, nos afastando dele. “Ou a Bíblia te afasta do pecado, ou o pecado te afastará da Bíblia”( Moody).   QUEM AMA A  DEUS MEDITA NA GRANDEZA DE DEUS E GUARDA OS SEUS MANDAMENTOS.
AMAMOS A DEUS QUANDO MANTEMOS A COMUNHÃO COM DEUS E COM O SEU POVO (IGREJA). A igreja é um lugar de comunhão com Deus e entre os irmãos. Bem sabemos que a vida cristã é um ensaio para a eternidade. Sabemos que na convivência tanto machucamos, como somos machucados. Por isso que a reunião dos santos aqui na terra é um lugar de cura. Infelizmente muitos não querem ser curados e sempre que se machucam buscam outra comunidade; tais pessoas acham que o problema estar na comunidade, o problema não estar na comunidade, mas em cada um de nós. Abandonar a igreja por problemas relacionais é uma tremenda imaturidade e falta de conversão. O escritor da carta aos Hebreus diz: Não deixemos de reunir-nos como igreja, segundo o costume de alguns, mas encorajemo-nos uns aos outros, ainda mais quando vocês vêem que se aproxima o Dia.  (Hb.10:25). Tal exortação é para nos amarmos e assim, amarmos a Deus. Quem ama a Deus deve amar também as pessoas e o lugar de reunião dos irmãos; isto é o lugar onde fazemos habitar o nome do Senhor Nosso Deus. Vejamos o que diz o salmista:   Como é agradável o lugar da tua habitação, Senhor dos Exércitos!   A minha alma anela, e até desfalece pelos átrios do Senhor; o meu coração e o meu corpo cantam de alegria ao Deus vivo.(Sl.84:1-2).  Apressa-te em responder-me, Senhor! O meu espírito se abate. Não escondas de mim o teu rosto, ou serei como os que descem à cova.  Faze-me ouvir do teu amor leal pela manhã, pois em ti confio. Mostra-me o caminho que devo seguir, pois a ti elevo a minha alma (Sl.143:7-8). Quando nos reunimos com os irmãos para adorar a Deus e mantermos comunhão o céu e aterra se unem, isto é os anjos e os homens adoram a Deus Soberano e Senhor, neste momento Deus em sua suprema graça dispensa aos homens, bênçãos e a vida para sempre (Sl. 133). Por isso não deixemos de vir ao culto da igreja. 
AMAMOS A DEUS QUANDO LAMENTAMOS PROFUNDAMENTE O PECADO. QUEM AMA A DEUS NÃO AMA O PECADO, NEM FLERTA COM A TENTAÇÃO E ODEIA O QUE DEUS ODEIA ( Sl. 139:19-22).  Quem dera matasses os ímpios, ó Deus! Afastem-se de mim os assassinos! Porque falam de ti com maldade; em vão rebelam-se contra ti.  Acaso não odeio os que te odeiam, Senhor? E não detesto os que se revoltam contra ti?  Tenho por eles ódio implacável! Considero-os inimigos meus!  Você já notou que a maioria de nós temos pecados de estimação? São aquele que já virou amigo nosso, não dói na alma quando o praticamos, a prova é que são atitudes normais, isto porque vemos as pessoas cometerem. Coisa como fofoca, pensamentos maldosos, entre outros. Não sejamos inimigos de Deus amando o que Deus odeia.  Tu não és um Deus que tenha prazer na injustiça; contigo o mal não pode habitar.   Os arrogantes não são aceitos na tua presença; odeias todos os que praticam o mal. Destróis os mentirosos; os assassinos e os traiçoeiros o Senhor detesta( Sl 5: 4-6). Deus odeia o pecado e os pecadores que não se arrependem e não deixam a prática pecaminosa, mas Ele ama os contritos de coração, cujo os frutos do arrependimento são vistos em suas vidas.  O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido ( sl. 34: 18). Os sacrifícios que agradam a Deus são um espírito quebrantado; um coração quebrantado e contrito, ó Deus, não desprezarás ( Sl. 51:17). Irmão querido, abandone já a prática pecaminosa e se volte para Deus, Ele o acolherá em seus braços de amor e cuidará de você.
AMAMOS A DEUS QUANDO NÃO AMAMOS O MUNDO. A ordem dada por Deus através do apóstolo João é:. Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo — a cobiça da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens — não provém do Pai, mas do mundo. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre ( 1Jo. 2:15-16). O verdadeiro cristão sabe que tudo que existe no mundo é passageiro e que a sua vida aqui, também é uma passagem, pois sabemos que neste mundo somos peregrinos. O apóstolo Pedro nos diz: Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma. (1 Pe. 2:11).  Podemos até afirmar que para o verdadeiro cristão. O MUNDO E TODOS OS DESEJOS PROVOCADOS POR ELE, NÃO É UM PROBLEMA, PORQUE QUEM  ENTREGOU SUA VIDA A CRISTO, JÁ CRUCIFICOU O MUNDO PARA SI, E PARA O MUNDO ELE TAMBÉM ESTÁ CRUCIFICADO. Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim. (Gl. 2:20) que Deus nos ajude a vivermos nesta terra para o seu inteiro agrado, isto é, vivendo em santificação. 
AMAMOS A DEUS ENFRENTANDO OS DESAFIOS IMPOSTOS PELA VIDA SEM MURMURAR. Na vida enfrentamos tantos desafios, e muitos deles nos entristecem e outros de tão fortes nos levam a questionar a fé. Quando lemos a história de Jó notamos que no início, ele era um homem rico, poderoso e com uma família feliz, porém de repente tudo muda. Ele perde toda sua riqueza, seus filhos e sua saúde a ponto de sua mulher, por não aguentar ver o sofrimento dele, o manda abandonar a Deus. Jó sabia lidar com as tempestade da vida porque confiava em Deus e tinha certeza que Deus não desampara os seus; veja o texto:   Então sua mulher lhe disse: "Você ainda mantém a sua integridade? Amaldiçoe a Deus, e morra! " Ele respondeu: "Você fala como uma insensata. Aceitaremos o bem dado por Deus, e não o mal? " Em tudo isso Jó não pecou com os lábios ( Jó 2:9-10). E em outro momento ele diz que sabe que o seu redentor vive e que por fim o socorrerá ( Jó 19:25). Sabendo disto não podemos nos calar, precisamos continuar falando das grandezas de Deus. “Pois não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos” (At. 4:20). Irmão se um dia algo acontecer em nossas vidas que esteja fora do nosso controle, não se desespere e nem murmure. Porque as coisas podem estar fora do nosso controle, mas jamais estarão fora do controle de Deus.
AMAMOS A DEUS QUANDO O TEMEMOS E DESENVOLVEMOS BONS PENSAMENTOS A RESPEITO DE DEUS. Muitas pessoas podem falar e dizer que são tementes a Deus, porém, quando conversamos com elas notamos que são apenas palavras. Existem pessoas que passam em frente a igreja fazendo um sinal religioso, achando que isso é temor a Deus ou sinal de proteção. Os mais religiosos e místicos temem lugares e objetos sagrados. Existem ainda aqueles que têm medo de pessoas que professam determinado credo, como os praticantes da umbanda. E ainda tem aquele que tem muito medo do Diabo. A imensa maioria das pessoas, embora digam que temem a Deus, mas suas atitudes demonstram o contrário. São pessoas que desrespeitam os seus líderes, maltratam o seu próximo, acusam Deus como culpando-o quando as coisas dão erradas, etc. No livro de Jó lemos um evento, em que seus amigos foram oferecer um sacrifício, e Deus não recebeu, porque eles não pensaram e nem falaram o correto diante de Deus. Vejamos o texto. Sucedeu pois que, acabando o Senhor de dizer a Jó aquelas palavras, o Senhor disse a Elifaz, o temanita: A minha ira se acendeu contra ti e contra os teus dois amigos, porque não tendes falado de mim o que era reto, como o meu servo Jó. Tomai, pois, sete novilhos e sete carneiros, e ide ao meu servo Jó, e oferecei um holocausto por vós; e o meu servo Jó orará por vós; porque deveras a ele aceitarei, para que eu não vos trate conforme a vossa estultícia; porque vós não tendes falado de mim o que era reto, como o meu servo Jó.  Então foram Elifaz o temanita, e Bildade o suíta, e Zofar o naamatita, e fizeram como o Senhor lhes ordenara; e o Senhor aceitou a Jó.  ( Jó 42:7-9). O relato da vida de Jó é de muito sofrimento, pois como sabemos, ele perdeu tudo que tinha, incluindo sua saúde, porém, não blasfemou contra Deus e falou o que era correto diante de Deus. E nós estamos falando o que é correto diante de Deus e dos homens? Para demonstrar o nosso amor a Deus precisamos que o nosso coração esteja voltado para as coisas lá do alto ( Cl. 3:1), só assim desenvolvemos temos e pensamento bons em relação a Deus. 
AMAMOS A DEUS QUANDO GUARDAMOS OS SEUS MANDAMENTO COM PRAZER. No nosso meio existe um pensamento muito danoso a fé cristã, tal pensamento anula os mandamentos. tem muita gente  que pensam desta maneira: - Os mandamentos não são para a igreja de hoje, porque vivemos na era da graça. Não sabem estas pessoas que a salvação nunca veio por obedecer os mandamentos e sim pela graça mediante a fé. Bem sabemos que todos os crentes do Velho Testamento (Antiga Aliança) foram salvos porque creram na vinda do Messias e nós os da Nova Aliança somos também salvos pela graça mediante a fé em Jesus que veio e voltará para buscar a sua igreja.Todos os crente tanto os da Antiga Aliança quanto os da Nova Aliança são salvos por Cristo. Os crentes da Antiga Aliança olhavam para o futuro aguardando a vinda de Cristo e os da Nova Aliança olham para o Passado, isto é para o calvário e também de olho no futuro que em breve o Senhor virá. Sendo assim todos nós devemos guardar os mandamentos, porque eles são diretrizes para vivermos em harmonia com as pessoas aqui neste mundo. O próprio Cristo diz que a prova que amamos a Deus e a Ele é guardando os seus mandamentos.  Quem tem os meus mandamentos e lhes obedece, esse é o que me ama. Aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu também o amarei e me revelarei a ele". Disse então Judas ( não o Iscariotes ): "Senhor, mas por que te revelarás a nós e não ao mundo? "  Respondeu Jesus: "Se alguém me ama, guardará a minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos nele morada. Aquele que não me ama não guarda as minhas palavras. Estas palavras que vocês estão ouvindo não são minhas; são de meu Pai que me enviou.  ( Jo. 14:19-27) baseado neste texto notamos que é guardando os mandamentos, amamos a Deus e por ele somos amados.
Queridos irmãos devemos amar a Deus não somente de lábios mas de atitudes. Que Deus nos ajude a amá-lo com todo o nosso coração e alma. Um dos mestres da lei aproximou-se e os ouviu discutindo. Notando que Jesus lhes dera uma boa resposta, perguntou-lhe: "De todos os mandamentos, qual é o mais importante? " Respondeu Jesus: "O mais importante é este: ‘Ouve, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus, o Senhor é o único Senhor.  Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’.  O segundo é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe mandamento maior do que estes "Muito bem, mestre", disse o homem. "Estás certo ao dizeres que Deus é único e que não existe outro além dele.  Amá-lo de todo o coração, de todo o entendimento e de todas as forças, e amar ao próximo como a si mesmo é mais importante do que todos os sacrifícios e ofertas". (Mc. 12:28-33). Portanto, meus irmãos amemos a Deus e as pessoas, porque o amor a Deus é demonstrado pelo amor que temos e desenvolvemos junto às pessoas.
Que Deus nos ajude a amá-lo de todo nosso coração e alma

Nenhum comentário: