É comum tomarmos uma atitude imediata quando ouvimos um boato sobre nossa vida, queremos logo resolver e saber a origem de tal conversa. Ficamos bravos, irados e não pensamos direito, terminamos nos machucando e ferindo os outros. Neemias no capítulo seis relata os inimigos levantando uma falsa conversa contra ele, veja como ele recebeu a fofoca e como reagiu. Então, Sambalate, da mesma maneira, pela quinta vez, me enviou o seu moço com uma carta aberta na sua mão, e na qual estava escrito: Entre as gentes se ouviu e Gesém diz que tu e os judeus intentais revoltar-vos, pelo que edificais o muro; e que tu te farás rei deles segundo estas palavras; e que puseste profetas para pregarem de ti em Jerusalém, dizendo: Este é rei em Judá. Ora, o rei o ouvirá, segundo estas palavras; vem, pois, agora, e consultemos juntamente.
Porém eu enviei a dizer-lhe: De tudo o que dizes coisa nenhuma sucedeu; mas tu, do teu coração, o inventas. Porque todos eles nos procuravam atemorizar, dizendo: As suas mãos largarão a obra, e não se efetuará. Agora, pois, ó Deus, esforça as minhas mãos. Lembra-te, meu Deus, de Tobias e de Sambalate, conforme estas suas obras, e também da profetisa Noadias, e dos demais profetas que procuravam atemorizar-me. Acabou-se, pois, o muro aos vinte e cinco do mês de elul, em cinqüenta e dois dias. (Neemias 6 :5-9,14-15 ). Este texto nos ensina belas lições de como lidar com as fofocas.
1. Boatos ( fofoca) são atitudes de pessoas invejosas que não querem o nosso bem (Neemias 6:9). Observo que é recorrente em nossa vida sempre procurar a raiz da fofoca. Certa vez, uma pessoa falou algo ao meu respeito, confesso, fiquei muito irado, pois não havia feito nada de mal, porém, meu coração cheio de sentimentos negativos me impulsionou a tomar satisfação, ainda procurei a pessoa, no entanto, o Espírito Santo falou ao meu coração e não fiz o que tinha proposto à fazer. Entendi que a melhor resposta à dar, é continuar trabalhando e confiando no Senhor. Foi o que Neemias fez.
2. Não dê satisfação de sua vida a pessoas que não desejam seu bem (Neemias 6:8). Vejo sempre as pessoas justificando-se porque comprou uma roupa nova, porque fez um passeio... Se você ficar dando satisfação de sua vida a pessoas que falam de você, você não viverá. Geralmente as pessoas que não tem o que fazer ficam olhando a vida de outros, pessoas invejosas só sabem acusar, falar mal, porque só querem ver nossa ruína.
3. Não fique preso a opinião de outros, porque quem fica preso a opinião dos outros, não consegue crescer (Neemias 6:8-9). Aprendi que não é frutífero viver em função da opinião de outras pessoas. Preciso viver em função do que Cristo pensa de mim. Ele me ver como um irmão e Deus me ver como filho. E que apesar de errar Deus está pronto a me perdoar ( 1 João 1:9), aprender isso me fez crescer espiritualmente e emocionalmente. Por isso; Somente quem tem certeza de quem é, e do que está fazendo, não dá ouvidos ao que as pessoas falam de você. Sou um filho de Deus e tenho um trabalho importante à fazer, não posso ficar parado diante de um boato
que surgir à meu respeito .
4. Devo orar à Deus e confiar na providência dele (Neemias 6:14-15). Que Deus abençoe a sua vida e te encha de sabedoria. Que a resposta que você dará às pessoas invejosas e mal intencionadas, seja a confiança em Deus e muito trabalho, ocupe sua vida com projetos que glorifiquem à Deus. Que os teus sonhos sejam os sonhos de Deus.
No amor de Cristo.Pr. Orlando Gomes
Cuité -PB 01-10-19
Nenhum comentário:
Postar um comentário