Eis que o semeador saiu a semear. E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e, vindo as aves, a comeram. Outra parte caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se. Outra caiu entre os espinhos, e os espinhos cresceram e a sufocaram. Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto: a cem, a sessenta e a trinta por um. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça ( Mateus 13:3-9).
Os elementos da parábola e seus significados: A semente é a palavra do Reino ( Palavra de Deus), O terreno é o coração humano, o campo é o mundo, as aves, o solo rochoso, e os espinhos que criam dificuldades para a semente geminar são as forças inimigas, e o semeador é aquele que proclama a Palavra de Deus, o que anuncia o evangelho.
Neste texto de Mateus 13: 10 – 17, Jesus mostra a intenção de falar por parábolas. As coisas do Reino de Deus são reveladas somente as pessoas que pertencem ao Reino, ou seja, aos escolhidos ( Mateus 13: 11). Sem a conversão é impossível compreender a palavra de Deus. Jesus não queria que as pessoas que não fazem parte do reino compreendessem a Palavra. Notamos também as reações das pessoas ao escutarem a palavra de Deus, Elas podem: rejeitar, aceitar com alegria e abandonar, aceitar e sufocar, ou aceitar e frutificar. A frutificação no Reino por quem ouve a palavra não é igual.
SOMENTE UM CORAÇÃO CONVERTIDO AO SENHOR É CAPAZ DE PRODUZIR FRUTOS QUE GLORIFICAM A DEUS.
A reação das pessoas ao ouvirem a palavra de Deus, demonstra o tipo de coração que elas têm. Vejamos quais são os corações e suas reações (Mateus 13:18-23).
1. Coração duro (Mateus 13: 4, 19). Ouve a palavra e não compreende, é indiferente e diz que todo lugar leva a Deus. Este coração é como terra de estrada, compacta e impenetrável à semente. Neste coração a semente é pisada e todos lutam contra ela, os racionais (homens) pisam, as pedras matam e os pássaros comem.
2. Coração superficial (Mateus 13: 5-6, 20-21). Respondem imediatamente quando ouve, é dado a emoção, não entende a mensagem, não tem profundidade, não persevera, busca apenas as bênçãos do evangelho e não avalia o custo do discipulado.
3. Coração Ocupado (Mateus 13: 7,22). Não dá prioridade, as coisas concorrem com a palavra de Deus e com o Reino. As coisas como: esportes, programas de TV e outros, são importantes, porém, tira a prioridade do reino! É um crente mundano, vive correndo em busca de riquezas, e perde as coisas boas que Deus preparou para ele ( 1 Coríntios 2:9), esta pessoa não tem tempo para Deus, família e amigos.
4. Coração frutífero (Mateus 13: 8,23). Ouve, recebe, retém a palavra, produz fruto que vinga e cresce . Os frutos produzidos por estas pessoas são em diferentes proporções.
Diante do exposto, que coração é o seu? Você tem ouvido e crido na Palavra de Deus? Você já confessou a Jesus como Senhor e Salvador? Se não, está na hora de fazer e ser salvo. Se você tem Cristo como Senhor e Salvador e não está frutificando, é hora de fazer. Que Deus nos ajude a sermos frutíferos e que a palavra de Deus cresça em nossa vida.
No amor de Cristo Jesus.
Pr. Orlando Gomes.
Cuité- PB. 30/10/19.
Nenhum comentário:
Postar um comentário