QUEM SOMOS?

Quem Somos ?

Somos uma comunidade que exala o bom perfume de Cristo, proclamando o evangelho da salvação, capacitando vidas, servindo uns aos outros em amor, assim glorificamos a Deus.

Participe das Nossas Reuniões

Domingos 9h EBD, 18h e 30mim Culto de Louvor e adoração. Terça Feira às 19h e 30mim Reunião da MCA.Quarta Feira às 19h e 30 mim Culto de oração. Sábado 19h e 30mim Reunião dos Jovens.

Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de novembro de 2019

A DIFERENÇA


​​Bem-aventurado aquele que teme ao SENHOR e anda nos seus caminhos!  ​Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem.  ​Tua esposa, no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos, como rebentos da oliveira, à roda da tua mesa.  Eis como será abençoado o homem que teme ao SENHOR!  ​O SENHOR te abençoe desde Sião, para que vejas a prosperidade de Jerusalém durante os dias de tua vida,  vejas os filhos de teus filhos. Paz sobre Israel! ( Salmos 128: 1- 6).

O salmista declara que as pessoas tementes a Deus são felizes e abençoadas. No salmo notamos três coisas que acontecem as pessoas. Tem um trabalho, uma família  e prosperidade. Uma  pessoa que não teme a Deus também pode receber estas três coisas, porém, o que difere das que temem, é o contentamento. QUANDO ENTENDEMOS A VIDA A LUZ DA BÍBLIA, COMPREENDEMOS QUE O TRABALHO,  A FAMÍLIA E A PROSPERIDADE SÃO BÊNÇÃOS DE DEUS, PARA QUE POSSAMOS DESFRUTAR DE UMA VIDA HARMÔNICA E DE PAZ. Todo aquele que teme a Deus, precisa ter uma visão diferente de trabalho, família e prosperidade.
1.  Precisa entender que o trabalho é benção de Deus e é através dele que vem os recursos para manutenção da família. Tem gente que não gosta do trabalho, vive reclamando e infeliz. Quero lhe  desafiar a amar o seu trabalho e ser grato a Deus por ele.
2.  Precisa entender que tem que manter a família em ordem e em paz. Deus criou  a família para que não vivêssemos solitários, “Deus faz que o solitário more em família; tira os cativos para a prosperidade; só os rebeldes habitam em terra estéril” (Salmos 68:6). Vemos que família é obra da criação de Deus para o bem estar do ser humano, por isso, temos que amar e cuidar melhor de nossa família.
3. Precisa entender que a prosperidade é fruto de muito trabalho, porém, não deve se escravizar trabalhando de dia e de noite sem descanso, porque o fazer, é inútil. “Será inútil levantar cedo e dormir tarde, trabalhando arduamente por alimento. O Senhor concede o sono àqueles a quem ama” ( Salmos 127: 2). Quando entendemos que tudo provém de Deus, sofremos menos.
Assim, podemos concluir que Deus faz com os que o temem, desfrutar de um lar harmônico e de uma vida de contentamento repleta de prosperidade e paz. Que Deus nos ajude a sermos tementes ao seu nome.
No amor de Cristo Jesus.
 Pr. Orlando Gomes.
Cuité –PB.  01-11-19.  

quarta-feira, 30 de outubro de 2019

AS REAÇÕES DO CORAÇÃO MOSTRA NOSSA VIDA NO REINO (Mateus 13:1-23)

Eis que o semeador saiu a semear.  E, ao semear, uma parte caiu à beira do caminho, e, vindo as aves, a comeram.  Outra parte caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra.  Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se.  Outra caiu entre os espinhos, e os espinhos cresceram e a sufocaram.  Outra, enfim, caiu em boa terra e deu fruto: a cem, a sessenta e a trinta por um.  Quem tem ouvidos para ouvir, ouça ( Mateus 13:3-9).
Os elementos da parábola e seus significados: A semente é a palavra do Reino ( Palavra de Deus), O terreno é o coração humano, o campo é o mundo, as aves, o solo rochoso, e os espinhos que criam dificuldades para a semente geminar são as forças inimigas, e o semeador é aquele que proclama a Palavra de Deus, o que anuncia o evangelho.
Neste texto de  Mateus 13: 10 – 17, Jesus mostra a intenção de falar por parábolas. As coisas do Reino de Deus são reveladas  somente as pessoas que pertencem ao Reino, ou seja, aos escolhidos     ( Mateus 13: 11). Sem a conversão é impossível compreender a palavra de Deus. Jesus não queria que as pessoas que não fazem parte do reino compreendessem a Palavra. Notamos também as reações  das pessoas  ao escutarem a palavra de Deus, Elas podem: rejeitar, aceitar com alegria e abandonar, aceitar e sufocar, ou aceitar e frutificar. A frutificação no Reino por quem ouve a palavra não é igual.
SOMENTE UM CORAÇÃO CONVERTIDO AO SENHOR É CAPAZ DE PRODUZIR FRUTOS QUE GLORIFICAM A DEUS.
A reação das pessoas ao ouvirem a palavra de Deus, demonstra o tipo de coração que elas têm. Vejamos quais são os corações e suas reações (Mateus 13:18-23).
1. Coração duro (Mateus 13: 4, 19).  Ouve a palavra e não compreende,  é indiferente e diz que todo lugar leva a Deus. Este coração é como terra de estrada, compacta e impenetrável à semente.  Neste coração a semente é pisada e todos lutam contra ela, os racionais (homens) pisam, as pedras matam e os pássaros comem.

2. Coração superficial (Mateus 13: 5-6, 20-21).  Respondem imediatamente quando ouve, é dado a emoção, não entende a mensagem, não tem profundidade, não  persevera,  busca apenas as bênçãos do evangelho e não avalia o custo do discipulado.
3. Coração Ocupado (Mateus 13: 7,22).  Não dá prioridade, as coisas concorrem com a palavra de Deus  e com o Reino. As  coisas como: esportes, programas de TV e outros, são importantes,  porém, tira a prioridade do reino! É um  crente mundano, vive correndo em busca de riquezas, e perde as coisas boas que Deus preparou para ele ( 1 Coríntios 2:9),  esta pessoa não tem tempo para Deus,  família e amigos.
4. Coração frutífero (Mateus 13: 8,23).  Ouve, recebe, retém a palavra, produz fruto que vinga e cresce . Os frutos produzidos por estas pessoas são em diferentes proporções.
Diante do exposto, que coração é o seu? Você tem ouvido e crido na Palavra de Deus? Você já confessou a Jesus como Senhor e Salvador? Se não, está na hora de fazer e ser salvo. Se você tem Cristo como Senhor e Salvador e não está frutificando, é hora de fazer. Que Deus nos ajude a sermos frutíferos e que a palavra de Deus cresça em nossa vida.
No amor de Cristo Jesus.
Pr. Orlando Gomes.
Cuité- PB. 30/10/19.

GENTE FELIZ


Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores; antes tem seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e noite. Pois será como a árvore plantada junto às correntes de águas, a qual dá o seu fruto na estação própria, e cuja folha não cai; e tudo quanto fizer prosperará. Não são assim os ímpios, mas são semelhantes à moinha que o vento espalha. Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos; porque o Senhor conhece o caminho dos justos, mas o caminho dos ímpios conduz à ruína (Salmo 1:1 -6).
Neste salmo podemos ver a realidade de alguém que confia em Deus, e tem como orientação as Sagradas Escrituras. Assim, podemos dizer que, somente quem firma seus passos nos princípios da Palavra de Deus consegue viver em plena alegria e paz.
1. Quem quer ser feliz, não dar ouvidos à conselhos de pessoas que não tem os mesmos princípios que os seus. Quem procura saber a opinião das pessoas sobre tudo o que vai fazer, nunca crescerá.  Busque o conselho de Deus e viva a sua vida.
2. Pare de andar no mesmo caminho de pessoas, cujo objetivo é fútil.  Viver de aparência é como muitos estão vivendo hoje. Penso que uma das razões pelas quais as pessoas vivem tristes e amarguradas, é que elas querem viver uma vida que não é delas. Muitos estão comprando  o que não precisam, com o dinheiro que não tem, para impressionarem quem não está nem ai pra eles. Pare de ser bobo (a)! Viva de acordo com o que a vida te proporciona. As más companhias corrompem os bons costumes ( 1 +Coríntios 15:33).
3. Não perca tempo com pessoas que não acreditam em você, e que tenham crenças diferentes das suas. A recomendação é: não sentar com escarnecedores, isto é, não se juntar com pessoas que zombam de nossa crença e forma de viver.
Uma pessoa que tem o coração cheio de Deus, se destaca  por ter em sua vida muitos  frutos. O salmista compara uma pessoa centrada e que medita na Palavra, com uma árvore frondosa e cheia de frutos. É comum vermos as pessoas criticando quando veem a prosperidade de outros. Situação como esta, me ensina algo precioso: que ninguém atira pedra em árvore que não dar frutos, por isso, se alguém te critica e fala de você, louve a Deus e não se entristeça, porque   significa que sua vida tem frutos.
Que Deus abençoe a sua vida com muita prosperidade e sabedoria.
No amor de Cristo Jesus.
Pr. Orlando Gomes.
Cuité – PB. 29/10/19

segunda-feira, 28 de outubro de 2019

PRESTANDO CONTAS

Mateus: 25. 14. Porque é assim como um homem que, ausentando-se do país, chamou os seus servos e lhes entregou os seus bens: 19. Ora, depois de muito tempo veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles. - Bíblia JFA Offline
Queridos irmãos graça e paz. Sempre que leio o capitulo 25 de Mateus, lembro-me do encontro com o Senhor Deus. O  capítulo 25 de Mateus,  trata da temática da segunda vinda de Cristo e do julgamento. Temos neste capitulo as parábolas que nos fazem  refletir na preparação para este encontro.
Mateus 25:14-46
Quero mais do que a salvação, quero também todas as riquezas dos céus. Paulo afirma que as coisas que Deus tem para nossa vida são coisas inimagináveis ( 1 Coríntios 2:9). Meu amado, você vive desejando estas coisas?
Para receber as riquezas do céu é necessário obedecer aos mandamentos de Deus e cumprir o seu chamado, (reconhecer o Senhor que nos confia os talentos e fazer a sua vontade). 
Amados  irmãos, sabemos pelas escrituras que todo aquele que clamar por Jesus, será salvo. A salvação, como diz a canção: não se compra e nem se merece, o amor se ganha, de graça o recebe. Embora a salvação seja um presente de Deus, pela graça mediante a fé (Ef.28-9), os galardões, que são as recompensas pelo nosso trabalho aqui para o Senhor, estes são diferentes da salvação, porque a salvação recebemos aqui (João. 1:12, 5:24), os galardões só receberemos no céu.   O Senhor confia em seus  servos (Mt. 25:14-18) , e sabe o potencial que cada um tem.Neste texto, também notamos que ele é justo, pois, deu a cada um conforme a sua  capacidade. 
O senhor retornará para buscar o que é dele, e dará a cada servo recompensas; que são reconhecimento, promoção e responsabilidade (Mt 25:19). O servo de Deus precisa está preparado para prestar contas ao Senhor (Mt. 25:20-23). A maior recompensa para o trabalho no reino de Deus, é o próprio Deus. Muitos buscam tesouros terrenos, reconhecimentos, entre outros, tais pessoas não conseguem  enxergar que Deus é o maior tesouro e nossa maior herança (Nm. 18:20). Precisamos tomar posse da palavra de Deus e aprender a confiar no Senhor.
Quanto mais próximo de Deus estiver uma pessoa, mais produtiva ela se torna.  Muita gente vive enganada e muito ocupada, vive em pecado por não se envolver com o Reino. Cuidado para não esquecer de exercer a missão que Deus colocou em sua mão, ocupando-se com coisas desta terra (2 Tm. 2:3-4). O nosso envolvimento com este mundo, deve ser apenas para engrandecimento do reino de Deus. Porque somos cidadãos de outra terra. Amados, estamos aqui apenas para aprendermos viver no céu. Se aqui na terra com toda a limitação de nosso corpo, fazemos muito trabalho para o Senhor, imagine você e eu na eternidade ,quando recebermos um corpo transformado.  
COMO VOCÊ ENXERGA DEUS, TRARÁ A TONA O RESULTADO DE SEU TRABALHO.
Recompensa pela negligência é perder o privilégio da companhia do Senhor, castigo eterno  (Mt.25:24-30) . O Servo que não produz é um servo mal, negligente. A negligência é uma afronta à Deus, porque Deus sabe a capacidade de cada pessoa.
Quem procede com prudência no trabalho, recebe recompensas por fazer o bem (Mt. 25:34-42).
Recompensa por se negar em fazer o bem. ( Mt. 25:43-46). Estamos ocupados demais para servir. Quando nos encontrarmos com o Senhor para prestarmos contas, qual desculpa daremos ao Senhor? No texto em destaque, a desculpa do servo era excelente  e verdadeira, porém, não foi aceita por Cristo. Deus entende suas desculpas, porém, não as aceita. Temos que prestar contas de tudo que Deus coloca em nossas mãos.
Que Deus abençoe a nossa vida, e que sejamos servos fieis e integrados no serviço de Cristo.
Obs. Leia o capítulo 25 de Mateus.
No amor de Cristo Jesus.
Pr. Orlando Gomes.
Cuité 28-10-19

sábado, 26 de outubro de 2019

OLHARES QUE MUDAM A VIDA.

Mateus 6: 22-23. A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo teu corpo terá luz; se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes são tais trevas! - Bíblia JFA Offline
Cresci ouvindo que existiam pessoas que tinha o olho mau, e quando estas pessoas olhavam para crianças, coisas ou até mesmo plantas,  algo de ruim acontecia. Diziam que tais pessoas tinham o olho gordo. Os anos passaram, e ainda escuto esta conversa de vez em quando. No entanto aprendi algo muito preciso que muda a história de muita gente. QUANDO CRISTO PASSA A MORAR EM NOSSO CORAÇÃO, TUDO MUDA, INCLUSIVE, A MANEIRA DE OLHAR A VIDA . O texto de hoje fala que os olhos é a luz do corpo, isto é,  São eles quem determina a saúde da alma. Por isso  quero lhe desafiar a olhar para a vida de forma positiva, com o coração repleto de amor e bondade. Como deve ser o nosso olhar? 
1. OLHE PARA A VIDA CHEIO DE GRATIDÃO. Quando você pensar no passado encha seu coração de gratidão.  Em nosso passado existiram situações que deixaram boas ou más recordações. O grande desafio é, não ficar preso a quem, ou ao que te prejudicou. Veja as experiências como aprendizados. Lembrar das coisas que enche o coração de esperança  (Lamentações 3:21-24). Olhar para o passado é recordar, vejam as pessoas que passaram por sua vida, situações que contribuíram para o seu crescimento (2 Cr. 29:31).
2. OLHE PARA A VIDA COM MAIS AMOR . Observe quem está a sua volta, existem pessoas que precisam de seu amor e de sua misericórdia. Enxergue a vida com mais empatia, pare de julgar,  e ame mais as pessoas. Cuide melhor das pessoas que estão perto de você. Tem gente que se preocupa com pessoas em outros continentes e não cuida de quem está perto (Galatas 6:1-2).
3. OLHE PARA A VIDA COM REFLEXÃO.  Precisamos sempre fazer uma autoanálise , isto é, olhar para nossas atitudes e  refletir em mosas ações. Nossa condição pecaminosa,  nos torna orgulhosos, arrogantes e egoístas. Somente quem faz uma reflexão e realiza uma avaliação da vida é capaz de se arrepender e mudar de atitudes (Salmo. 51, Salmos 19: 12). 
4. OLHE A VIDA COM ATITUDE DE LOUVOR. Olhar para Deus. Dai graças ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua benignidade dura para sempre (1 Crônicas 16: 34). Muitas pessoas vivem sem agradecer a Deus. É certo que todo ser humano sem Cristo está longe de Deus (Romanos 3: 23), porém temos que sermos gratos a Ele pela vida, saúde, trabalho e família. Quem não tem uma vida de louvor a Deus é uma pessoa ingrata.
5. OLHE PARA A VIDA CHEIO DE ESPERANÇA. Isto significa,  que precisamos  olhar para futuro com esperança . Quando alguém perde a esperança, perde a vontade de viver. Amados não  deixe que as feridas que o passado provocou os  impeçam de sonhar. Portanto, tome uma atitude que vai mudar a sua vida: deixe as coisas que te feriram, ou até aquelas que te davam orgulho para trás e prossiga para o futuro cheio de esperança ( Filipenses 3: 12-14). 
Que Deus nos ajude a olharmos a vida de maneira que O glorifique.  Que este dia seja cheio de paz, alegria e saúde pra Você é sua família.
Em Cristo Jesus.
Pr. Orlando Gomes. 
Cuité -PB. 26-10-19

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

A COLHEITA


Sempre ouvi a seguinte afirmação : Aqui se faz, aqui se paga. Noto que as pessoas que cercam-se de arrogância e intolerância colhem frutos amargos de suas atitudes, estas pessoas reclamam  quando a colheita chega. Na Palavra de Deus encontramos o texto que expressa uma lei, que chamamos, lei da semeadura. Em Gálatas: 6. 7, lemos: Não vos enganeis; Deus não se deixa escarnecer; pois tudo o que o homem semear, isso também colherá. - Bíblia JFA Offline . Meu querido irmão  (a), esteja pronto para colher os frutos de sua plantação. Vejo muita gente que se sente o máximo,  porque possui algumas coisas, estas pessoas acham que podem tudo. Por isso, humilham e maltratam os outros, não sabem eles que todos tem o mesmo fim, voltar ao  pó,  porém, que se entrega a  Jesus tem a vida salva .
Amados, faça sempre o bem, não  alimente em seu coração sentimentos de ódio e vingança, porque sentimentos como estes adoecem e matam. Ao invés disso, ' em seu coração amor,  perdão e companheirismo. Mateus: 7. 12. Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós a eles; porque esta é a lei e os profetas. - Bíblia JFA Offline
  Que Deus abençoe a sua família com muita alegria e paz.
Em Cristo Jesus.
Pr. Orlando Gomes.
Cuité -PB. 25-10-19

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

HOMENS OU GAFANHOTOS?

 Porém os homens que com ele tinham subido disseram: Não poderemos subir contra aquele povo, porque é mais forte do que nós. E, diante dos filhos de Israel, infamaram a terra que haviam espiado, dizendo: A terra pelo meio da qual passamos a espiar é terra que devora os seus moradores; e todo o povo que vimos nela são homens de grande estatura. Também vimos ali gigantes (os filhos de Anaque são descendentes de gigantes), e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos (Números 13 : 31-33).
Como nos vemos, assim somos. Esta mensagem não é para  provocar você à viver uma confissão positiva, mas pela fé , e confiando no poder de Deus.
Quando Deus chamou Abraão, prometeu uma terra produtiva (Gn 12). Deus tirou o povo de Israel do Egito com Mão poderosa, vencendo os deuses. Agora os espias viram que a terra era realmente boa e que as histórias contadas da produtividade da terra eram reais ( Nm. 13:23-25), porém habitada, eles tinham que batalhar para conquistar. Deus não prometeu vida fácil a ninguém, se queremos vencer, temos que travar nossas batalhas. Diante deste contexto, neste momento podemos aprender três lições preciosas do texto.
I. QUANDO NÃO HÁ FÉ, OS DESAFIOS TORNAM-SE INSUPERÁVEIS (Nm. 13 :23-24). A fé é o combustível que impulsiona a vida cristã. Lemos em Hebreus, que a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a convicção dos fatos que não se vêem . E que pela fé, cremos que tudo existente foi criado por Deus.
II. QUANDO O MEDO DOMINA O CORAÇÃO, PERDEMOS A AUTOESTIMA E A CONFIANÇA. Torna-se comum enxergarmos apenas as nossas limitações e esquecemos que Deus é poderoso para nos fazer vencedores (1Sm. 17:31-58 .  Narra a história de Davi e Golias).
III. QUANDO CONFIAMOS EM DEUS SEM DUVIDAR, OS DESAFIOS NÃO NOS DEIXAM PROSTRADOS (Nm. 13:30,14:6-9).
    Observamos também que é necessário tomarmos algumas atitudes exigidas àqueles que confiam em Deus.
1. Precisamos viver em santidade, agradando o coração do Senhor (Nm. 14:8).
2. Precisamos obedecer aos mandamentos de Deus de todo coração (Nm. 14:9a).
3. Precisamos não ter medo do desafio e confiar em Deus (Nm. 14:9b).
4. Precisamos ver o resultado antes de acontecer; isto é, viver pela fé. (Nm. 14:9c).
Em Cristo somos mais que vencedores ( Rm. 8:28-39). A nossa vitória é certa, porque na cruz Cristo a comprou, rasgou o escrito da  dívida que tínhamos (Col. 2:13-15). DEUS NÃO PROMETEU VIDA FÁCIL, SE QUEREMOS VENCER, TEMOS QUE TRAVAR NOSSAS BATALHAS CONFIANDO EM DEUS, SEM TEMER VENCEREMOS! Disse Jesus: Tenho vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo. (Jo. 16:31). Se estivermos pensando que por sermos filhos de Deus, não enfrentaremos dificuldades, então, não estamos vivendo o evangelho de Jesus: porque não existe evangelho sem Cruz, nem cristianismo sem Cristo, se Cristo sofreu, também sofreremos, e como Ele venceu, também venceremos.
Que Deus abençoe a sua vida.
Obs. Leia os capítulos 13 e 14 do Livro de Números para um bom entendimento.
Em Cristo Jesus.
Pr. Orlando Gomes
Cuité – PB. 24-10-19.

quarta-feira, 23 de outubro de 2019

CEGUEIRA

Marcos: 10. 46. Então chegaram a Jericó. Quando Jesus e seus discípulos, juntamente com uma grande multidão, estavam saindo da cidade, o filho de Timeu, Bartimeu, que era cego, estava sentado à beira do caminho pedindo esmolas. 47. Quando ouviu que era Jesus de Nazaré, começou a gritar: "Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! " 48. Muitos o repreendiam para que ficasse quieto, mas ele gritava ainda mais: "Filho de Davi, tem misericórdia de mim! " 49. Jesus parou e disse: "Chamem-no". E chamaram o cego: "Ânimo! Levante-se! Ele o está chamando". 50. Lançando sua capa para o lado, de um salto, pôs-se de pé e dirigiu-se a Jesus. 51. "O que você quer que eu lhe faça? ", perguntou-lhe Jesus. O cego respondeu: "Mestre, eu quero ver! " 52. "Vá", disse Jesus, "a sua fé o curou". Imediatamente ele recuperou a visão e seguia a Jesus pelo caminho. - Bíblia JFA Offline
O pior cego é aquele que não  quer enxergar. O texto mostra uma pessoa impossibilitada fisicamente. A cegueira o impedia de ver as pessoas e coisas, porém, não o impedia de enxergar em Cristo  a possibilidade de ser curado. Podemos assim dizer que a pior cegueira vivida pelo ser humano, é a cegueira espiritual. O cego espiritual não consegue ver os milagres de Deus, não compreende o evangelho e tem o coração endurecido para as coisas espirituais. A história deste cego, traz para nós preciosas lições.
1.  O homem sem Jesus vive na miséria da alma.
2. A multidão de nossos pecados nos impedem de nos aproximarmos de Cristo.
3. Somente quem tem os pecados perdoados pode viver para Deus.
Precisamos tomar algumas atitudes para que aconteça uma mudança em nossa vida.
1. Livrar- nos das coisas que nos prendem, no caso do cego era a capa, e você, o que te prende? A religião, a incredulidade ou as coisas deste mundo?
2. Levantar-nos, ou seja,  abrir o coração para novas possibilidades em Cristo. Cristo nos oferece uma  vida abundante (João 10: 10).
3. Ir até Jesus, isto é,  confiar nEle, entendendo que somente Cristo pode mudar a história de nossa vida.
4. Crer nas palavras de Jesus, colocando-as em prática na vida. A cura do cego foi possível  porque ele creu, se você não crer em Cristo, não terá uma mudança em sua vida.
Todo dia Jesus te chama e pergunta; o que queres que eu te faça?  Qual vai ser sua resposta? Ficarás prostrado na miséria, ou irás até Jesus, receber a cura de tua alma. Tudo agora depende de sua resposta ao chamado de Cristo.
Que Deus te abençoe  com muita paz e saúde, que você chegue até Cristo e seja liberto de todo mal.
Em Cristo Jesus.
Pr. Orlando Gomes.
Cuité - PB. 23-10-19.

PADRÃO DE SERVIÇO


É comum encontrarmos pessoas que só realizam um bom trabalho quando estão sob supervisão, outros reclamam do trabalho que tem, mas existem pessoas que são  excelentes no que fazem e executam a tarefa com alegria e dedicação. Vejamos o que  Paulo Apóstolo  nos diz concernente ao trabalho cristão.
"Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens, sabendo que receberão do Senhor a recompensa da herança. É a Cristo, o Senhor, que vocês estão servindo". (Colossenses 3: 23- 24 - Bíblia JFA Offline). Somos mordomos, isto significa que cuidamos do que não é nosso, e tudo que temos, devemos entender que um dia iremos prestar contas, e seremos julgados pelo que fizemos ou deixamos de fazer, assim afirmamos que : DEUS EXIGE DOS SEUS SERVOS UM PADRÃO DE SERVIÇO, ISTO É,  TEMOS QUE SERVIR COM EXCELÊNCIA. Para servir de modo excelente, é  necessário compreender a importância do  serviço. Como deve ser feito este serviço?  O que é este serviço? para quem é este serviço?
1. Devemos fazer o trabalho de todo coração (modo de fazer). Isto significa que temos de ser dedicados, comprometidos e pontuais. Temos um péssimo hábito de nos atrasarmos e inventarmos desculpas. Tem pessoas que não  tem prazer no que fazem, e estão no trabalho apenas por um salário, por isso, realizam um trabalho deficiente. Quem não tem prazer no que faz vive reclamando e não realiza um bom trabalho.
2. Devemos entender que todo trabalho que realizamos é um serviço à Deus . A compreensão de que servir as pessoas é servir a Deus, nos dá a responsabilidade de fazer um excelente serviço . Tudo que fazer,  seja qual for o seu trabalho, faça-o com todo o coração .
3. Devemos entender, que todo trabalho realizado  tem recompensas. Tudo que plantamos colhemos, já diz o dito popular "aqui se faz , aqui se paga". Tudo nesta vida tem um salário, até  o pecado (Romanos 6: 23). Portanto, se queres receber  elogios e uma boa recompensa pelo trabalho realizado, faça-o com excelência. Deus exige de nós excelência  em tudo que fazemos.
Que Deus nos ajude a entender que precisamos ser servos fiéis.
Seja grato a Deus por sua vida, pelo seu trabalho, por sua família, em fim , seja grato por  tudo.
Em Cristo Jesus.
Pr. Orlando Gomes.
Cuité - 22-10-19

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

QUASE SALVO, PORÉM, PERDIDO.


 ​E eis que alguém, aproximando-se, lhe perguntou: Mestre, que farei eu de bom, para alcançar a vida eterna?  ​Respondeu-lhe Jesus: Por que me perguntas acerca do que é bom? Bom só existe um. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.  ​E ele lhe perguntou: Quais? Respondeu Jesus: Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não dirás falso testemunho;  ​honra a teu pai e a tua mãe e amarás o teu próximo como a ti mesmo. ​Replicou-lhe o jovem: Tudo isso tenho observado; que me falta ainda?  ​Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me. ​Tendo, porém, o jovem ouvido esta palavra, retirou-se triste, por ser dono de muitas propriedades. ​Então, disse Jesus a seus discípulos: Em verdade vos digo que um rico dificilmente entrará no reino dos céus. ​E ainda vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus. ​Ouvindo isto, os discípulos ficaram grandemente maravilhados e disseram: Sendo assim, quem pode ser salvo? ​Jesus, fitando neles o olhar, disse-lhes: Isto é impossível aos homens, mas para Deus tudo é possível  (Mateus 19: 16 – 26).
Amados, o pós-morte é um assunto que inquieta a maioria das pessoas, afinal, é um mistério difícil de explicar. É mostrado pelas Escrituras que existe dois lugares distintos, Céu e Inferno, porém, como chegar ao céu ou vida eterna é a  dúvida de muitos. No texto de hoje, encontramos uma pessoa preocupada com a vida eterna, esta pessoa era religiosa, no entanto apegada as riquezas. A tristeza invade seu coração quando é desafiado por Cristo à livrar-se das coisas que o prendia, no caso, as suas riquezas.  
A salvação é um presente de Deus, e que exige dos que são salvos, seguir a Cristo de todo coração, isto é, uma entrega total à Deus. Assim podemos afirmar que. SOMENTE QUEM SE ENTREGA TOTALMENTE A CRISTO PODE SER SALVO. Podemos observar neste texto quatro coisas a respeito da vida eterna.
1.      A INSEGURANÇA A RESPEITO DA VIDA ETERNA ( Mateus 19: 16). É comum as pessoas terem medo da morte, porque a morte traz muitas incertezas. Jesus disse certa vez: - “Do que adianta ganhar o mundo e perder a alma” ( Marcos 8:36). O destino da alma sempre foi a preocupação do ser humano.
2.      A RELIGIÃO É A VÁLVULA DE ESCAPE DO SER HUMANO PARA SUPRIR A INSEGURANÇA  (Mateus 19: 17-20). Participar de uma religião é muito importante ao ser humano, porque a ética religiosa nos faz mais sensíveis a situação do próximo. Ser religioso sem ter a vida transformada por Cristo, é somente uma religião, isto é, você está perdendo o seu tempo. Veja o que o texto diz a respeito da religião desta pessoa que procurou a Cristo.  
3.      A SALVAÇÃO VEM POR MEIO DE SEGUIR A CRISTO E CUMPRIR OS SEUS MANDAMENTOS (Mateus 19: 21). O seguir a Cristo implica em observar os princípios por Ele estabelecidos. Participar do cristianismo é andar nos caminhos que Jesus propôs para todo aquele que quer herdar a vida eterna.
4.      QUEM VIVE PRESO AS COISAS MATERIAIS JAMAIS ALCANÇARÁ A SALVAÇÃO (Mateus 19: 22-26). Toda pessoa que vive apenas para as coisas materiais e à acumular bens, não conseguirá seguir a Jesus, porque a vida cristã é repleta de renuncias.
Amados, alguém já disse que, “de todas as pessoas que se encontrou com Jesus, este foi o que saiu triste”.  O jovem do texto teve a oportunidade de ser salvo, mas, preferiu as riquezas em lugar de Cristo, ele foi quase salvo, porém, ficou perdido eternamente. E você é salvo? Se sim, que Deus te abençoe e que você continue firme. Se não, corra para Jesus e receba a vida eterna hoje mesmo.
No amor de Cristo Jesus.
Pr. Orlando Gomes.
Cuité 21-10-19     

DEVOCIONAIS DOS DIAS 17, 18 e 19

SUCESSO E FRACASSO UMA QUESTÃO DE ESCOLHAS.
O segredo para uma vida bem sucedida consiste em tomar decisões corretas. Para sermos bem sucedido precisamos seguir os conselhos da Palavra de Deus. Vejamos o que a palavra de Deus nos diz em
Josué: 1. 8 -9. Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem sucedido.  Não fui eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem se desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar". - Bíblia JFA Offline
1. Precisamos anunciar a palavra de Deus, isto significa mostrar aos outros o caminho do sucesso.
2. Precisamos meditar na palavra de Deus. O conhecimento da palavra de Deus nos torna sábios (Samos 19). A meditação na palavra é  a forma de aprendermos  os princípios de Deus, mas o  ter conhecimento da palavra, não  garante muita coisa. Conheço pessoas que são cheias de conhecimento, porém,  sua vida é  um fracasso, isto, porque vive olhando o tempo, e quem fica olhando para o tempo, ou seja, apenas sonhando, não chega a lugar algum (Eclesiastes 11: 1-6).
3. Precisamos praticar a palavra de Deus. A prática da palavra é demonstrar confiança, ou seja,  fé.  Fé é  o fundamento das coisas que se espera, e a convicção das  coisas  que não  se vê, é por meio da fé que agradamos a Deus (Hebreus 11: 1 - 6).
4. Precisamo ter coragem para seguir os ensinamentos da Palavra de Deus.
5. Precisamos confiar plenamente em Deus sem desanimar.  Muitos começam  um projeto e na metade abandonam. Quando os resultados não  chegam  no tempo esperado, precisamos entender que tudo tem o seu tempo  determinado para acontecer ( Eclesiastes 3 : 1). Saber esperar  é uma virtude,  mas isto não é um atestado para ficar parado esperando as coisas caírem do céu.
O sucesso não  cai do céu, ele é fruto de muito trabalho, esforço e confiança em Deus.
Que Deus nos ajude a nos mantermos fiéis , a temos coragem de seguir até o fim.
Em Cristo Jesus.
Pr. Orlando Gomes.
Cuité -PB 19-10-19
PONTO DE ENCONTRO

1 Pedro: 2. 24. Ele mesmo levou em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, a fim de que morrêssemos para os pecados e vivêssemos para a justiça; por suas feridas vocês foram curados. 25. Pois vocês eram como ovelhas desgarradas, mas agora se converteram ao Pastor e Bispo de suas almas. - Bíblia JFA Offline
Amados, neste texto observamos algumas lições preciosas que o Senhor Deus realizou por meio do sacrifício vicário de Cristo. Para entender isto, é preciso compreender a posição do ser humano com relação a Deus. Sem Cristo, todo ser humano é  inimigo de Deus, está morto espiritualmente, é alvo da ira de Deus e tem o inferno como herança  (Efésios 2: 1-3 Romanos 3: 23, 6: 23). Sendo assim, podemos entender que  não há como o ser humano por si mesmo se reconciliar  com  Deus.
A CRUZ É  O PONTO DE ENCONTRO DE DEUS COM O SER HUMANO PERDIDO. O texto em destaque nos mostra o que Deus fez em Cristo na cruz por nós.
1.  Na  Cruz Deus nos trouxe perdão em Cristo. Todos ofendemos  a Deus e ficamos separados DELE ( Romanos 3: 23, 5:14),  o perdão nos reconcilia  com Deus, saindo assim do estado de inimigo para amigo ( Romanos 5: 10-11). Você já recebeu o perdão de Deus?
2. Na cruz Deus fez justiça em Cristo. A ira de Deus foi descarregada na vida de Cristo, Ele sofreu a punição  em nosso lugar, verteu seu sangue satisfazendo o desejo de  justiça do Pai. Foi na cruz, que Deus em Cristo, trouxe cura  para os nossos pecados.
4. Na cruz, Deus em Cristo, nos deu um cuidador. Sem Jesus vivemos do nosso jeito, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos,  caminhando a passos largos para o perdição (Efésios 2:1-3). Agora com Cristo, somos guiados para águas do  descanso e somos livres dos sentimentos de culpas( Mateus 11: 28-30).
Portanto, precisamos correr para Jesus, porque Ele é o nosso ponto de encontro com Deus. Tenho que converter meu coração  a Ele, receber perdão, ser justificado e ficar debaixo dos cuidados de Deus.
Que Deus te abençoe  com muita saúde e paz.
Em Cristo Jesus.
Pr. Orlando Gomes.
Cuité -PB 18- 10- 19

CONFIANÇA

Isaías: 26. 4. Confiem para sempre no Senhor, pois o Senhor, somente o Senhor, é a Rocha eterna. - Bíblia JFA Offline
A cada 4 anos, nós brasileiros escolhemos dentre os nossos patrícios uma pessoa que governará a nação. O interessante é vermos em tal pessoa a "solução" para os problemas. No texto  acima, somos desafiados a confiar no Senhor, e não em homens falhos. Devemos sempre confiar no Senhor, porque Ele é bom e sua misericordia dura para sempre. Enquanto que os homens são limitados e falhos.
1. Confiar no Senhor sempre. Isto é,  devemos confiar em Deus em qualquer circunstância e em todo tempo. Confiar sempre no Senhor é  uma ordem e devemos obedecer, quando obedecemos,  somos amparados pelo Senhor (Salmos 23: 4, Isaías 43: 2 - 3). Muitos só confiam em Deus quando tudo ao seu lado está favorável. Confiar no Senhor é  ter certeza de suas providências.
2. Quem confia em Deus vive em segurança.  Deus é  a Rocha que devemos firmar os nossos pés.  Porque Ele é eterno e sempre está vigilante ( Salmo 121).
Portanto, se você estiver triste, abatido, em dúvida, te desafio a confiar no Senhor de todo teu coração, esta confiança é  uma entrega total.
Que Deus te abençoe e te fortaleça a fé.
No amor de Cristo Jesus.
Pr. Orlando Gomes.
Cuité -PB 17-10-19.


quarta-feira, 16 de outubro de 2019

CAMINHOS DA RESTAURAÇÃO – RADICAL



Mas, quando isso aconteceu, não estive em Jerusalém, porque no trigésimo segundo ano de Artaxerxes, rei da Babilônia, eu fora ter com ele; mas ao cabo de certo tempo pedi licença ao rei e voltei para Jerusalém (Neemias 13:6)
Amados, estamos chegando ao fim do Livro de Neemias, o capitulo 13 é o relato de uma queda do povo após todo trabalho realizado por Neemias. Notamos que Neemias teve que se ausentar de Jerusalém ( Ne. 13:6), em sua ausência, o povo cede as atrações estrangeiras e cai novamente em pecado, esquecendo das promessas que tinham feito com Deus. Notamos algo importante em nossa vida, que não é somente restaurar, mas se manter firme no propósito de vida. Se quisermos viver restaurados para a glória de Deus, temos que ser radicais.
1.      Radicais no cumprimento da palavra de Deus ( Neemias . 13:1-3). Muitos esquecem que a palavra de Deus deve ser praticada, quando começamos a fazer concessões, ou seja, abrir mão dos princípios da Palavra para agradar as pessoas, é o sinal que o nosso coração está se afastando de Deus.
2.      Radicais em honrar a aliança com Deus ( Neemias 13:4-14).  Quando fizermos uma aliança com Deus devemos cumprir, muitas pessoas prometem à Deus e não cumprem. Se não tem condições de cumprir a aliança com Deus, é melhor não fazer, porque Deus irá cobrar os termos do acordo ( Eclesiastes 5:4-5). O povo quebrou a aliança que fizera no capitulo 10.  
3.      Radicais no compromisso com as coisas sagradas ( Neemias 13:15-22). A profanação do dia sagrado é uma desonra e afronta à Deus. As igrejas cristãs passaram a guardar o domingo como o dia do Senhor, porque foi o dia da ressurreição de Cristo ( Marcos 16:9), neste dia tornou-se costume da igreja se reunir (Atos 20: 7, 1 Corintios 16:2). Alguém sabiamente disse: - “ O sábado é o memorial da Criação. O domingo é o memorial da Ressurreição”. Que posamos não somente guardar um dia para adoração, mas, mantermos firmes no compromisso com Deus todos os dias. Porque guardar um dia e não viver os outros dias em santidade não condiz ao cristão.
4.      Radicais no relacionamento com o mundo (Neemias 13:23-31). Deus escolheu um povo para ser exclusivamente seu, quando este povo se une a outro, atrai para si maldição. O casamento misto, sempre foi algo danoso ao povo de Deus, observe que a educação dos filhos do povo de Jerusalém era mista ( Ne. 13: 23-24). Quando misturamos costumes religiosos, a tendência é formar uma geração frágil.  
Que Deus nos ajude a nos mantermos firmes no propósito de vida que Ele nos dá.
Obs.. Leia o capitulo 13 do livro de Neemias.
Em Cristo Jesus.
Pr. Orlando Gomes.
 Cuité-PB 1.6-10-19

CAMINHOS DA RESTAURAÇÃO – NA PRESENÇA DE DEUS


Neemias: 12. 38. O segundo coro avançou no sentido oposto. Eu os acompanhei, quando iam sobre o muro, levando comigo a metade do povo; passamos pela torre dos Fornos até à porta Larga, 39. sobre a porta de Efraim, a porta Jesaná, a porta do Peixe, a torre de Hananeel e a torre dos Cem, indo até à porta das Ovelhas. Junto à porta da Guarda eles pararam. 40. Então, os dois coros encarregados das ações de graças, assumiram os seus lugares no templo de Deus, o que também fiz eu acompanhado da metade dos oficiais, - Bíblia JFA Offline

Estes lugares por onde o povo iam passando , tinham haver com o processo  necessário para a renovação espiritual deles.
É também o mesmo processo que temos que passar. Após o novo nascimento e o enchimento do Espírito Santo,  todo cristão precisa se purificar,  produzir e prosperar. Deus chama a pessoa do mundo e tranforma em  filhos para viverem abundantemente.  
O ouro para ser bonito e brilhante  passa por um processo de purificação, para isso, usa-se o fogo. Como cristãos, somos provados todos os dias(1Pedro 1: 7 ). A  chegada deles ao templo, simboliza que estavam prontos para a verdadeira adoração. Somente quem  passa pelo processo completo de renovação espiritual, é  capaz de entrar na presença de Deus.  
1. Regenerado, ou seja, o novo nascimento, que é a atuação do Espírito Santo transformando o ser humano pecador em nova criatura (1Coríntios 5:17).
2. Justificado por Cristo. A justificação é um ato de Deus em nós,  que nos traz a paz com Ele ( Romanos 5: 1-12). Esta justificação é por meio da fé.
Que Deus abençoe a sua vida e família com muita paz e saúde. 
Em Cristo Jesus. 
Pr. Orlando Gomes. 
Cuité -PB 15-10-19

segunda-feira, 14 de outubro de 2019

CAMINHOS DA RESTAURAÇÃO – NOVO NASCIMENTO


À porta da Fonte eles subiram diretamente os degraus da cidade de Davi, na subida para o muro, e passaram sobre a casa de Davi até à porta das Águas, a leste ( Neemias 12:37).
Os dois lugares que o povo de Judá passam agora, simbolizam espiritualmente o novo nascimento (Porta da fonte) e o enchimento do Espírito Santo ( Porta das Águas).  Precisamos entender que Deus é o nosso manancial de águas vivas. O povo havia abandonado Deus, e Jeremias relata isto dizendo: "O meu povo cometeu dois crimes: eles me abandonaram, a mim, a fonte de água viva; e cavaram as suas próprias cisternas, cisternas rachadas que não retêm água ( Jr. 2:13).  O novo nascimento se dá quando nos encontramos com Jesus, Ele é a fonte de água viva, e desta fonte  devemos beber, porque, quem  bebe desta água jamais sentirá sede. No último e mais importante dia da festa, Jesus levantou-se e disse em alta voz: "Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva"( João 7:37-38). Por isso, sem o novo nascimento é impossível para alguém entrar no Reino de Deus. Sabemos que para entrar no Reino de Deus temos que passar pela porta que é Jesus (João 10: 9). O novo nascimento nos torna filhos e filhas de Deus, e o enchimento do Espírito nos habilita para prestarmos à Deus a verdadeira adoração. Para uma verdadeira adoração, precisamos muito mais do que técnicas e vozes bonitas. A adoração verdadeira flui de um coração transformado, verdadeiro e cheio do Espírito de Deus. No evangelho de João 4: 23-24, Jesus diz a mulher Samaritana, que Deus procura verdadeiros adoradores, que o adore em Espírito e em verdade.
Tal adorador, é necessariamente uma pessoa transformada pela ação do Espírito Santo. Caros amigos, venham para Jesus, sejam transformados pelo poder do Espírito Santo, vivam a vida abundante prometida  por Jesus.  O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância” ( João 10:10).  Queridos, muitas pessoas tem suas vidas destruídas, e vivem em ruínas,  tudo isso, porque preferem o engano deste mundo do que a vida prometida por Deus. Deus  todo dia coloca em nosso caminho duas opções que são: a vida e a mote, a benção e a maldição, e nos orienta a escolher a vida ( Deuteronômio. 30: 19). Que Deus abençoe o seu dia com muita paz e saúde.
Em Cristo Jesus.
Pr. Orlando Gomes
Cuité 14-10-19

sexta-feira, 11 de outubro de 2019

CAMINHOS DA RESTAURAÇÃO – RENOVAÇÃO ESPIRITUAL – QUEBRANTAMENTO


Os sacerdotes e os levitas se purificaram cerimonialmente, e depois purificaram também o povo, as portas e os muros. Então fiz subir os príncipes de Judá sobre o muro, e constituí duas grandes companhias para darem graças e andarem em procissão, uma das quais foi para a direita sobre o muro, em direção à porta do monturo (Neemias 12:30-31).
Começaremos entender a partir deste texto a caminhada da renovação espiritual do ser humano, do estado de morte espiritual para a vida. No processo de purificação e dedicação do povo de Jerusalém em Neemias 12, mostra o processo pelo qual o homem passa para chegar até Deus.
O lugar que começa a caminhada do povo é a PORTA DO MONTURO, conhecido como Vale do Himom, era onde se depositava o lixo, os estercos dos sacrifícios, os animais mortos, os crucificados depois de mortos, era uma espécie de forno crematório, onde o fogo não se apagava. O monturo representa nossa condição espiritual sem Cristo. A pessoa sem Cristo vive no lamaçal de pecado, seguindo o curso deste mundo, sem direção e debaixo da ira de Deus (Efesios 2:1-4).  Reconhecer a condição de pecado em que vivemos é o primeiro passo para uma renovação espiritual.  Para louvar a Deus precisamos passar pela humilhação e quebrantamento. Precisamos reconhecer, confessar e abandonar o pecado. Temos que nos esvaziar de todo egoísmo, presunção e soberba. Precisamos reconhecer que somos pó e que somos carentes da misericórdia de Deus.
Somente quem reconhece a situação de pecado, confessa e abandona a prática do pecado, alcança a misericórdia de Deus (Provérbios 28: 13).  Caro irmão (a), se queres agradar a Deus deves confessar e abandonar a prática do pecado. Reconheça que é pó e, precisa da misericórdia de Deus. Tenha o seu coração quebrantado, e assim como Davi poder dizer:  Ele me tirou de um poço de destruição, de um atoleiro de lama; pôs os meus pés sobre uma rocha e firmou-me num local seguro. Pôs um novo cântico na minha boca, um hino de louvor ao nosso Deus. Muitos verão isso e temerão, e confiarão no Senhor”. ( Salmos 40:2-3).
 Que Deus abençoe a sua vida com muita saúde e paz.
Em Cristo Jesus.
Pr. Orlando Gomes.
Cuité 11-10-19

quinta-feira, 10 de outubro de 2019

CAMINHOS DA RESTAURAÇÃO – CELEBRAÇÃO


Por ocasião da dedicação dos muros de Jerusalém, os levitas foram procurados e trazidos de onde moravam para Jerusalém para celebrarem a dedicação alegremente, com cânticos e ações de graças, ao som de címbalos, harpas e liras. (...)Os sacerdotes e os levitas se purificaram cerimonialmente, e depois purificaram também o povo, as portas e os muros. Ordenei aos líderes de Judá que subissem ao alto do muro. Também designei dois grandes coros para darem graças (....) Então, os dois coros encarregados das ações de graças, assumiram os seus lugares no templo de Deus, o que também fiz eu acompanhado da metade dos oficiais, (...),  E naquele dia contentes ofereceram grandes sacrifícios, pois Deus lhes enchera de grande alegria. As mulheres e as crianças também se alegravam, e os sons da alegria de Jerusalém podiam ser ouvidos de longe ( Neemias 12: 27, 30-31, 40 e 43).
Ao término da restauração dos muros, da habitação da cidade, da derrota dos inimigos e o culto restaurado, é hora de celebrar. Precisamos celebrar a vida com muita alegria e música. A música é a linguagem da alma, a bíblia relata que as vitórias do povo de Deus e suas celebrações eram repletas de muita música e cânticos de alegria. Como devemos celebrar a Deus?
1. Devemos celebrar ao Senhor com cânticos ( música e artes). A música expressa o estado da alma, alivia as tensões,  alegra o coração triste, é através da música que falamos com Deus e Deus fala conosco. Podemos dizer que a música é a linguagem celestial, no céu os anjos cantam, a segunda vinda de Jesus será acompanhada por sons de trombetas.
2.   Devemos celebrar ao Senhor com alegria. O apóstolo Tiago diz: “está alguém alegre, cante louvores” ( Tiago 15:13). Louvar é manifestar os sentimentos mais profundos de nossa alma, “ao invés de murmurar canta um hino de louvor à Deus”. Muita gente só sabe reclamar da vida, podendo celebrar. Não reclame de sua vida, pois tem gente que gostaria de tê-la.
3.   Devemos celebrar ao Senhor com quebrantamento. É preciso reconhecer a posição de pecado em que nos encontramos, nos arrependermos e abandonarmos a prática.
4.   Devemos celebrar ao Senhor com o coração purificado. Até chegar ao templo o povo passou por vários locais que retratam a trajetória de transformação do homem pecador à um adorador santo. Deus é Santo e devemos nos aproximar com o coração santificado
Portanto, queridos, aproximem-se de Cristo com o coração quebrantado aceitem a salvação dada por Ele no calvário e celebrem a vida que Ele te dá com muita alegria. A vida é única, e nesta passagem por esta terra deve ser aproveitada e celebrada.   
Que Deus te abençoe com muita alegria e paz.
Pr. Orlando Gomes.
Cuité 10- 10-19


quarta-feira, 9 de outubro de 2019

CAMINHO DA RESTAURAÇÃO – HABITAÇÃO DA CIDADE.

CAMINHO DA RESTAURAÇÃO –MORAR NA CIDADE.
Os líderes do povo passaram a morar em Jerusalém e o restante do povo fez um sorteio para que, de cada dez pessoas, uma viesse morar em Jerusalém, a santa cidade; as outras nove deveriam ficar em suas próprias cidades.  O povo abençoou todos os homens que se apresentaram voluntariamente para morar em Jerusalém. Alguns israelitas, sacerdotes, levitas, servos do templo e descendentes dos servos de Salomão viviam nas cidades de Judá, cada um em sua propriedade. (Neemias 11:1-3).
Toda a reconstrução estava completa, os muros restaurados, o culto restaurado e as casa prontas, porém, a cidade de Jerusalém estava desabitada. Duas coisas merece destaque neste contexto: 1) Para quem morasse na cidade havia regras rígidas porque Jerusalém era a cidade santa e todos que nela habitassem deviam ter um comportamento exemplar. A igreja é a Nova Jerusalém e todos que irão morar nela tem que passar por uma transformação espiritual.   2) Morar na cidade significava ter limitação econômica e perigo de ataques, já os arredores dava oportunidades de comércio com os povos vizinhos e a possibilidade de ser  próspero era maior e  isto é encantador. Infelizmente muitos preferem o encanto do mundo à vida na igreja. Os habitantes da cidade de Deus, os líderes do povo, os que foram chamados irresistivelmente por meio de sorteio e  os voluntários. Muitos passam por processo semelhante no que se refere a restauração  da vida. Alguns preferem viver de sua maneira e outros da maneira de Deus. Embora, viver da maneira que Deus exige (o que?) Embora seja desafiador, o resultado é a vitória que Deus nos dará. Ele não prometeu vida fácil, e sim, vitória certa.  "Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo" (João 16: 33).  Como está escrito: "Por amor de ti enfrentamos a morte todos os dias; somos considerados como ovelhas destinadas ao matadouro". Mas, em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou (Romanos 8:36-37).  Quem confia no Senhor,  sabe que Ele não desampara, sabe também que o local onde está é o lugar que produzirão muito frutos. Que Deus abençoe a sua vida, fique firme nos caminhos do Senhor, Ele tem o melhor pra você. 
Em Cristo Jesus
Pr. Orlando Gomes
Cuité 09-10-19

terça-feira, 8 de outubro de 2019

CAMINHO DA RESTAURAÇÃO – OUTRO NÍVEL.


O restante do povo: sacerdotes, levitas, porteiros, cantores, servidores do templo e todos os que se separaram dos povos vizinhos por amor à Lei de Deus, juntamente com suas mulheres e com todos os seus filhos e filhas que eram capazes de entender. (Neemias 10: 28).
O AMOR A DEUS NOS FAZ TOMAR DECISÕES RADICAIS.
O povo de Israel foi escolhido por Deus para ser um povo diferente em todo seu procedimento, a principal missão deste povo era expressar a glória de Deus, isto, por meio de sua obediência aos ritos religiosos e separação dos demais povos. Esta separação não era étnica, mas teológica. Os costumes do povo de Israel era bem diferente dos povos circunvizinhos; nos dias atuais, os costumes e praticas das pessoas que fazem parte de uma Igreja genuinamente evangélica é diferente do costume e praticas  das pessoas que vivem fora dela. Cremos que a igreja é o povo escolhido de Deus como foi o povo de Israel no passado (1 Pedro 2:9). Para entendermos a separação do povo de Deus dos demais povos é preciso olhar para a origem da historia de Israel em Gênesis capítulo 12. Quando Deus chamou Abrão, o tirou da terra dos seus parentes (Gênesis 12) a ideia de Deus era formar um povo diferente e separado para a sua inteira glória. A compreensão do mundo em nossa volta é chamada de cosmovisão, ou seja, são as lentes pelas quais enxergamos o mundo. O Cristão deve enxergar o mundo pelas lentes do Cristianismo. Deve entender o mundo como Jesus ensinou.  Logo, podemos dizer que, SERVIR A DEUS É ESTÁ EM OUTRO NÍVEL.
1 1. Em outro nível de compreensão das Escrituras Sagradas. A Bíblia para o cristão é a única regra de fé e prática, isto é, tudo que precisamos para viver em paz com os outros e nossa filosofia de vida. É através do ensino das Escrituras que fundamentamos nossa vida.
2 2. Em outro nível de pensamento. O pensamento cristão é renovado todo dia por meio da leitura da Palavra de Deus, Paulo Apóstolo diz: “temos a mente de Cristo” (1 Corintios 2:16), por isso temos que renovar a nossa mente. A mente cristã não somente se renova, mas as nossas atitudes renovam o mundo (Romanos 12:1-2).
  3. Em outro nível adoração. A adoração do cristão está centrada na pessoa de Jesus Cristo, isto é, vivemos olhando para ele (Hebreus 12:2). Quando Jesus foi tentado por Satanás na adoração, Satanás pediu que Jesus se curvasse diante dele, porém, Jesus disse: “Somente ao Senhor Deus adorarás e só a ele darás culto” (Mateus 4:8-10). Não podemos nos curvar aos deuses desta era.   
  4. Em outro nível de vida prática. Todo cristão deseja ser o Maximo possível igual a Jesus em suas práticas. Por isso que oramos por quem nos perseguem, perdoamos, amamos a todos sem distinção de raça, nacionalidade e preferências. Podemos não concordar com as práticas das pessoas, porém, não devemos discriminá-las. Respeitar o próximo é um dos principais mandamentos de Cristo (Marcos 12:29-34).    
Por estas razões que ser cristão é viver em outro nível. Queridos, desenvolvam a mentalidade cristã, obedeçam as Escrituras, pois, nela encontramos o caminho para vivermos felizes. Que Deus te abençoe com muita saúde e paz.
Obs. Leia todo o capitulo 10 do livro de Neemias.
Em Cristo Jesus.
Pr. Orlando Gomes.
Cuité -08-10-19

segunda-feira, 7 de outubro de 2019

CAMINHO DA RESTAURAÇÃO – CONTRASTE.


Rebeldia humana x misericórdia divina
  "Tu os advertiste que voltassem à tua Lei, mas eles se tornaram arrogantes e desobedeceram aos teus mandamentos. Pecaram contra as tuas ordenanças, pelas quais o homem vive se lhes obedece. Com teimosia te deram as costas, tornaram-se obstinados e recusaram-se a ouvir-te. E durante muitos anos foste paciente com eles. Mediante o teu Espírito os advertiste por meio de teus profetas. Contudo, não te deram atenção, de modo que os entregaste nas mãos dos povos vizinhos. Graças, porém, à tua grande misericórdia, não os destruíste nem os abandonaste, pois és Deus bondoso e misericordioso (Neemias 9:26-29).

A vida é composta de altos e baixos, e na caminhada com Cristo não é diferente. Ter altos e baixos na vida é algo natural, o problema é como você encara estas situações. O capitulo nove de Neemias é o relato da história do povo Hebreu e como foi seu caminhar com Deus desde a sua origem até aquele dia.  Ao lermos este capitulo notamos que o povo tinha o coração obstinado, era um povo de dura cerviz, incrédulo, insensível  e ingrato. Alguém que tem estas características não consegue viver  a vida plena prometida por Jesus. Portanto,  podemos afirmar que quem tem o coração obstinado e incrédulo, sua vida é como uma gangorra;  ora está no alto, ora está no baixo, como falamos: vive no alto do monte e nos vales profundos.
1.      Coração obstinado ou dura cerviz nos afasta de Deus. Esta palavra significa literalmente pescoço duro, isto é, inflexível. Muita gente pensa ser o dono da verdade, que sabe de tudo e que sempre está certo. Reconhecer o erro e se arrepender  é uma virtude. Somente quem  tem uma mente cauterizada não reconhece suas fragilidades.
2.      Coração duro que não ouve a voz de Deus (Ne. 9:17).  Muitos só escutam o que lhe é favorável e o que é contrário despreza,  não consegue ouvir a voz de Deus por que o coração está endurecido ou preocupado com as coisas de seu interesse, e quando Deus levanta um profeta que lhe contrarie, o despreza. Somente quem endurece o coração não consegue ouvir Deus.
3.      Coração ingrato  que não reconhece os feitos de Deus ( Ne. 9:17). A ingratidão é uma das piores atitudes que alguém pode tomar, ser ingrato é desprezar o esforço de alguém e não reconhecer quem tanto fez por você. O povo judeu vivia sempre reclamado de Deus e não reconhecia o que Deus fazia por eles. Cuidado para você não ficar apenas reclamando e perdendo as coisas boas que Deus lhe dá.
4.      Coração rebelde  que não obedece a Deus (Ne. 9:26). A rebeldia é algo que mora em nosso coração, quando temos o Espírito Santo lutamos diariamente para não murmurarmos. Deus nos chama para desfrutarmos de sua vontade que é boa, agradável e perfeita, porém, ele não disse que a vida não teria  problemas ( João 16:33).
Mesmo tendo o coração obstinado, rebelde e infiel, Deus  nunca irá mudar a sua posição, pois, Ele é imutável e sua misericórdia não tem fim. Sempre que o povo de Israel desobedecia, Deus os castigava  e quando arrependiam-se, Deus os  acolhia. Eles se tornavam infiéis, Deus permanece fiel. Hoje não é diferente; o homem continua infiel, com o coração rebelde, duro, murmurador e incrédulo. No entanto, Deus permanece o mesmo, compassivo, misericordioso, fiel e perdoando as nossas faltas.
Que Deus nos ajude a termos um coração quebrantado, grato, obediente e sensível ao seu Espírito.
Obs. Para entender melhor estas devocional é preciso ler todo o capitulo 9.
Em Cristo Jesus .
Pr. Orlando Gomes.
Cuité 07-10-19